Coceira no corpo indica problema no fígado?

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Sentir uma coceira na pele de vez em quando é normal e pode ser causada por várias razões. Mas quando ela é crônica e dificilmente é aliviada pode indicar problemas subjacentes no fígado; esse tipo de coceira não passa com tratamentos tópicos.
Pele seca
De acordo com o site da CNN sobre saúde, se não vier acompanhada de erupções, na maioria das vezes, a coceira indica nada mais do que uma pele seca. Entretanto, se não existir nenhuma anormalidade e ainda assim a pessoa sente uma coceira incontrolável, a causa pode ser uma condição interna. O prurido na pele é o único sintoma das fases inicias de doenças no rim e no fígado.
Problemas no fígado e outras condições internas
A coceira causada por problemas no fígado acomete todo o corpo, aumenta durante o período da noite e não é aliviada com hidratação, anti-histamínicos ou remédios caseiros para a pele seca. Esse tipo de coceira também pode indicar outras enfermidades, como a doença celíaca, a anemia por deficiência de ferro, problemas de tireoide e certos tipos de câncer, incluindo a leucemia e o linfoma.
Por que os problemas de fígado causam coceira na pele?
Segundo informações do centro médico da Universidade de Illinois, a coceira incontrolável causada por problemas no fígado acontece quando esse órgão já não pode realizar seu trabalho de eliminar as toxinas do corpo. O acúmulo de bile e de resíduos no sangue faz a pele coçar muito, especialmente à noite.
Como tratar a coceira causada por problemas no fígado
Tão logo a condição é identificada e tratada, a sensação de coceira deve desaparecer. Durante o processo de tratamento, o médico poderá prescrever medicamentos ou loções com anestésicos tópicos, como a lidocaína, benzocaína ou pomadas e cremes contendo mentol, cânfora ou calamina para ajudar a tratar a coceira na pele.
O que mais causa coceira?
Algumas causas comuns de coceira na pele incluem reação alérgica, doenças de pele, como eczema ou psoríase, reação a medicamentos ou efeito adverso a infecções virais, como a varicela e o sarampo. O uso de anti-histamínicos pode ajudar a acalmar a sensação de prurido.
Outros sintomas de problemas no fígado
Dependendo do tamanho da lesão, o fígado perde a capacidade de se recuperar e para de funcionar. Se, além da coceira, você observar outros sintomas como amarelamento da pele e brancos dos olhos, urina escura, fezes cor de barro, ganho ou perda de peso inexplicável e importantes oscilações de humor e do sono, procure um profissional de saúde.
- Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images