Loratadina para animais de estimação

Dê loratadina ao seu cachorro assim que você suspeitar que ele tenha sido picado por uma abelha

sunlight bee image by Alexander Potapov from Fotolia.com

Loratadina é um anti-histamínico vendido abertamente para uso humano. Como outros anti-histamínicos que vêm sendo usados há anos com animais de estimação, a loratadina pode ser usada para combater reações alérgicas em cães e gatos.

Indicações

A loratadina pode ser usada em cães e gatos para picadas de cobra, reações à vacina, picadas de abelha e de insetos, reações à transfusão de sangue e coceira na pele. Nunca dê esse medicamento ao seu animal de estimação se não tiver certeza dos sintomas ou se eles forem muito graves. Nesses casos, consulte o veterinário. Se você der loratadina e os sintomas persistirem, contate seu veterinário.

Compare a outros anti-histamínicos

A difenidramina pode ser administrada via injeção

syringe image by weim from Fotolia.com

Um anti-histamínico comum que vem sendo usado há anos na medicina veterinária é a difenidramina. Essa medicação está disponível na forma oral e injetável e geralmente causa sonolência. A loratadina não atravessa a barreira hematoencefálica, então não causa sonolência, por isso ela geralmente é escolhida na administração oral.

Dosagem

Para uma dosagem específica para o seu animal de estimação, sempre consulte seu veterinário. A loratadina está disponível abertamente em comprimidos de 10 mg. Para cães, a dosagem aproximada é de 0,5 mg por quilo; cães com mais de 23 kg podem tomar um comprimido de 10 mg. Um gato normal deve tomar um quarto do comprimido (2,5 mg), mas não mais do que meio comprimido. Em todos os animais, dê apenas uma vez por dia.

Precauções

Certifique-se de que você esteja usando apenas loratadina, não uma combinação de loratadina com pseudoefedrina. Pseudoefedrina pode ser perigosa para os animais.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais em animais não são bem documentados, mas quando humanos têm uma overdose de loratadina, os efeitos colaterais podem incluir dores de cabeça, sonolência e coração acelerado. Se algum desses sintomas ocorrer, mesmo que não suspeite de uma overdose, contate seu veterinário imediatamente.

eHow Brasil
×