×
Loading ...

Por que o pé de coelho traz sorte?

Superstição é, nas palavras do ativista e político americano Robert G. Ingersoll, uma crença mantida "apesar das evidências ou da falta delas". Essas crenças podem se manifestar na forma de amuletos da sorte, os quais -- acredita-se -- são capazes de tudo: desde espantar maus espíritos e trazer sorte até garantir saúde e proteger contra doenças.

Pé de coelho da sorte (Getty Images)

Coelhos no folclore

Durante muitos séculos os coelhos foram relacionados à superstição, ao folclore e ao oculto nos Estados Unidos, Grã Bretanha e partes da Europa. Muitas superstições sugerem que os coelhos trazem sorte, particularmente por causa de sua reprodução prolífica na primavera, que os relacionou à fertilidade. Algumas pessoas também acreditam que os coelhos nascem com os olhos abertos -- embora essa não seja uma teoria muito precisa --, o que deu origem à ideia de que eles têm a capacidade de repelir o mau olhado. Contudo, nem todas as ligações aos coelhos estão associadas à sorte. Alguns acreditam que os eles são bruxas em forma de animais e os associam a espíritos malignos que habitam a Terra.

Loading...

O amuleto da sorte

Acredita-se que o conceito de sorte associado ao pé de coelho teve início séculos atrás, quando as pessoas ficaram fascinadas com a forma de correr do animal (suas patas traseiras tocam o chão primeiro, antes das dianteiras). A crença é que isso acontece em virtude de qualidades mágicas presentes nas patas traseiras do coelho. Como resultado, elas se tornaram populares como amuletos da sorte. Acredita-se que carregar um pé de coelho traz boa sorte ao portador. A superstição também sugere que esfregar um pé de coelho na pele de um recém-nascido garante sorte à criança por toda sua vida.

Como conseguir um pé de coelho da sorte

Hoje em dia é possível comprar um pé de coelho falso, ao invés de um verdadeiro. Contudo, quando os pés de coelho de verdade eram mais comuns, uma superstição sugeria que ele só traria sorte se o coelho fosse morto por uma bala de prata, em um cemitério, à noite. Há diferentes opiniões sobre em qual fase da lua e em que dia da semana era melhor realizar a prática. Dizia-se também que o ideal era cortar o pé do animal enquanto ele ainda estava vivo.

Pés de coelho como amuleto da sorte

Embora ainda seja possível comprar pés de coelho verdadeiros como amuletos -- especialmente na América do Sul e na África, onde a superstição ainda é forte --, existem alternativas sintéticas. Eles podem ter a forma de amuletos ou chaveiros e são frequentemente tingidos de várias cores. Também existem cartões postais e moedas que retratam o pé de coelho como forma de trazer sorte.

O pé de coelho e o azar

Embora popularmente se acredite que os pés de coelho tragam sorte, alguns acreditam que, na verdade, eles dão azar. Uma das crenças é a de que o dono de um pé de coelho só teria sorte se ele desse o amuleto a outra pessoa, ao invés de ficar com ele. O novo dono seria abençoado com a mesma sorte, a menos que perdesse o amuleto: um infortúnio que lhe traria azar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...