O que faz cogumelos crescerem no banheiro?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Mesmo que a ideia de cogumelos crescendo no banheiro pareça um pouco nojenta, esse ambiente é ideal para que eles vinguem. Na presença de água, alta umidade, baixas temperaturas e pouca luz, o cogumelo pode transformar o banheiro em lar.

Esporos

mushroom in sepia image by Stephen VanHorn from Fotolia.com

Os esporos de cogumelos existem nas roupas, no cabelo e embaixo das unhas. Um bom banho geralmente leva tudo isso ralo abaixo, ou não. Um esporo pegajoso é o suficiente para que esses alimentos se desenvolvam no ralo do banheiro. Eles podem se espalhar pelo ar com a umidade no chuveiro e aterrissar em qualquer lugar.

Umidade

Os cogumelos gostam de ambientes úmidos, e os banheiros são lugares perfeitos para eles. Toda vez que uma pessoa toma banho, a água cria uma névoa fina que se prende a qualquer superfície. Muitas vezes, a porta do banheiro é fechada depois do banho, fazendo com que a umidade que os cogumelos adoram fique presa.

Nutrientes

Os cogumelos não têm clorofila e não podem utilizar luz solar para criar energia; em vez disso, eles obtêm nutrientes de compostos ou sujeira que descem pela pia ou pelo ralo. O micélio e o limo produzido pelos cogumelos capturam a sujeira e as enzimas e os convertem em carboidratos utilizáveis.

Mais recentes

×