Como fazer uma cola caseira permanente, superforte e de secagem rápida

••• Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images

Diversos tipos de colas compradas em lojas podem ser utilizadas em madeira, cerâmica, plástico e tecidos. Colas para madeira são uteis para reparar móveis e brinquedos, enquanto as para cerâmicas oferecem boa adesão para pratos e copos. Algumas colas especializadas podem ser bem caras. Diversos proprietários não percebem que eles possuem ou podem obter os ingredientes necessários para criar sua própria cola de secagem rápida, e que leva apenas alguns passos e ferramentas básicas.

Passo 1

Adicione cerca de 6 colheres de sopa de água em uma panela e coloque para ferver. Tire a panela do fogo e adicione dois pacotes de 15 g de gelatina sem sabor, misturando bem até ser dissolvida. Com a panela ainda quente, adicione 2 colheres de sopa de vinagre e 2 colheres de sopa de glicerina, mexendo bem. Enquanto ainda estiver quente, aplique a cola a objetos como tecidos, couros, papelão e papéis.

Passo 2

Despeje 1/2 colher de sopa de água em um recipiente hermético de plástico. Adicione 1 colher de sopa de glicerina e 3 colheres de goma-arábica no recipiente. Misture a solução completamente e feche com a tampa. Utilize essa cola em itens como porcelana, pratos, xícaras, pires e outros pratos. A goma-arábica pode ser armazenada por um ano.

Passo 3

Despeje 1/4 de xícara em um recipiente hermético de plástico. Adicione 1/2 xícara de caseína em pó ao recipiente e misture bem os ingredientes. Continue a misturar conforme adiciona água quente à solução, transformando-a em uma pasta espessa. Sele o recipiente com a tampa. Essa cola funcionará em vidros, porcelanas, papelão e produtos de papel.

Passo 4

Despeje 2 colheres de sopa de água em uma tigela e adicione um pacote de 15 g de gelatina sem sabor. Misture até dissolver. Ferva 3 colheres de leite desnatado e despeje na tigela. Misture os ingredientes com uma colher e adicione 2 gotas de óleo de cravo. Despeje o conteúdo em um recipiente hermético de plástico. Essa cola funcionará bem para unir vidro com vidro e vidro com outros materiais.

Mais recentes

×