×
Loading ...

Tipo de cola usada para prender o marfim às teclas de piano

As teclas de piano precisam ser consertadas ou substituídas de vez em quando. É tentador pensar que qualquer cola forte dará certo. Não é assim. Ao invés de pensar que uma cola precisa ser forte, é melhor pensar se ela é do tipo apropriado para sua aplicação. A cola deve unir um material poroso — a madeira — em um material liso — o marfim. As teclas de piano exigem uma cola especial.

As teclas de piano exigem um tipo específico da cola (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

PVC-E

PVC-E é uma cola especial vendida em lojas de piano especificamente para colar marfins de piano. É importante entender que, apesar de o PVC-E se parecer a outras colas de madeira, ela não é. Nem tem as propriedades de outras colas de aspecto semelhante, como cola branca de papel. PVC-E é o padrão da indústria para teclas de piano.

Loading...

Materiais porosos e não-porosos

PVC-E se sobressai na colagem de materiais desiguais, enquanto a maioria das colas tendem a só unir superfícies semelhantes. Note-se que o PVC-E funciona tão bem em teclas de plástico ou sintéticas quanto em teclas de marfim real. Os pianos modernos não usam marfim. Mas o PVC-E é a cola correta para fixar teclas sintéticas também. É essencialmente a mesma união: uma superfície lisa à madeira porosa.

Solúvel em água

PVC-E é uma cola solúvel em água. Você terá bastante tempo de trabalho para aplicar a cola, ajustar a tecla e usar uma braçadeira leve. O tempo de trabalho é grande, ao contrário de adesivos claros de secagem rápida. O tempo de cura é de pelo menos 24 horas. As teclas podem parecer estarem presas muito cedo, mas evite contato antes que elas estejam totalmente curadas.

Preparação

Assim como em muitos outros tipos de ligações adesivas, a preparação é um componente muito importante para uma ligação duradoura e de qualidade. A madeira velha deve ser limpa de todo excesso de cola. Um pouco de porosidade pode ser perdida, porque a madeira velha vai absorver um pouco dela. Simplesmente raspe a cola velha para que nenhum excesso interfira em uma ligação lisa e plana. A tecla também deve ser limpa de qualquer cola velha ou detritos. Com uma preparação limpa, o PVC-E prenderá a tecla no lugar por muitos anos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...