Como colar louça de barro ou porcelana fina

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Uma louça de barro ou porcelana pode parecer irreparável, mas com as ferramentas certas e um pouco de paciência você conseguirá consertá-la de uma forma quase imperceptível. Para reparar corretamente um objeto de cerâmica quebrado é essencial usar uma cola apropriada para materiais de cerâmica porosa, começar com as peças limpas, tomar tempo para encaixá-las e deixá-las secar completamente. Você ainda pode usar tinta acrílica para retocar seu item reparado. Tenha paciência para fazer o trabalho bem-feito, conseguindo um resultado melhor do que imaginou.

Passo 1

Lixe levemente as bordas das peças quebradas e limpe-as com água quente e detergente. Deixe-as secar completamente.

Passo 2

Aplique uma camada fina de cola em apenas uma das bordas quebradas, usando um palito. Em quebras simples, use cola epóxi de secagem rápida, e para peças que levam mais tempo para colar prefira epóxi de duas partes de secagem lenta. Pressione as peças e remova o excesso de cola.

Passo 3

Pressione argila nas partes coladas para segurá-las juntas ou mergulhe o item dentro de um recipiente com feijão ou arroz para manter as peças no lugar enquanto a cola secar.

Passo 4

Quando a cola estiver completamente seca, raspe cuidadosamente o excesso com uma lâmina de barbear.

Mais recentes

×