Fraqueza nas pernas traseiras em gatos

cats image by vb_photo from Fotolia.com
Problemas sérios de fraqueza nas pernas traseiras em gatos são notados com frequência quando ele não está andando usando as patas, mas sim nos curvilhões, que são os pontos das patas traseiras, comparáveis aos calcanhares em uma pessoa. Apesar de alguns problemas não serem tão sérios, todos os sinais de fraqueza nas pernas devem ser diagnosticados e tratados por um veterinário.
Neuropatia
Neuropatia, uma condição associada à diabetes, é a lesão dos nervos causada por hiperglicemia. Quando os níveis de açúcar estão altos, alguns gatos sofrem de baixos níveis de potássio devido a urinação frequente, também contribuindo para o enfraquecimento das pernas traseiras. Exercício ajuda o corpo do gato a reduzir os níveis. Além disso, checar os níveis de glicose em casa é útil para começar a definir o problema, mas apenas um veterinário deve fazer o diagnóstico final.
Constipação

litter image by Jerome Dancette from Fotolia.com
A constipação é um problema comum em gatos com insuficiência renal crônica e causa problemas ao andar, ficando os gatos com pernas instáveis e ineficientes. Outros sinais incluem perda de apetite, defecar ou urinar diretamente do lado de fora da caixa de areia, vômito e fezes secas. Se a condição não for tratada, um acúmulo de toxinas perigoso pode ocorrer no sistema do gato.
Trombo embolismo aórtico

blood image by Sergey Galushko from Fotolia.com
Também conhecido com um coágulo sanguíneo nas pernas, o trombo embolismo aórtico, outra condição comum entre felinos com insuficiência renal crônica, afeta particularmente as pernas traseiras. O fluxo sanguíneo para as pernas é interrompido e as pernas se tornam muito frias e frequentemente até completamente aleijadas. Se o animal ainda é capaz de andar, ele vai mancar. A condição pode oferecer risco de vida, então o gato deve ser levado ao veterinário imediatamente.
Cardiomiopatia hipertrófica

big heart little heart image by cat from Fotolia.com
Um gato com cardiomiopatia hipertrófica vai sofrer de problemas de coração severos, pois o músculo do coração engrossa e não consegue funcionar apropriadamente. Além de respiração acelerada e trabalhosa, perda de apetite, perda de peso, letargia, fraqueza ou paralisia das patas traseiras se desenvolvem. O início súbito de pernas fracas é uma emergência médica séria e deve ser tratada imediatamente.
Outros possíveis problemas

Virus image by Denis Makarov from Fotolia.com
De acordo com o Dr. Mike Richards, um veterinário no site "vetinfo.com", fraqueza nas pernas traseiras é um sintoma de uma vasta gama de doenças, indicando que uma visita ao veterinário é a melhor ideia. Outras condições que podem potencialmente causar fraqueza nas pernas traseira são câncer, toxoplasmose (infecções por parasitas), leucemia felina, vírus da imunodeficiência felina (FIV) e peritonite infecciosa felina (uma infecção viral).
Referências
Sobre o Autor
Jen Marx holds a Master of Arts in English and American literature. She is a consultant at a university writing center and has numerous print and online publications, including "Community College Campus News." Marx specializes in topics ranging from wedding planning to history to the environment.
Créditos Fotográficos
cats image by vb_photo from Fotolia.com