Combustíveis usados em nosso dia-a-dia

Usamos diversos tipos de combustível em nosso cotidiano.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Todas as pessoas usam uma grande quantidade de energia em forma de combustíveis fósseis todos os dias. Até mesmo a menor criança tem um impacto em nosso ambiente. A maior parte dos combustíveis usados em nossa vida cotidiana provém de fontes não-renováveis. Uma vez que usamos estes combustíveis, não há mais volta. Todos os dias tomamos banho, cozinhamos, limpamos, dirigimos e usamos produtos criados a partir do uso de vários tipos de combustível. Vamos ver como utilizamos cada tipo de combustível em nosso dia-a-dia.

Gasolina

Combustíveis fazem parte de nosso dia-a-dia.

O combustível mais óbvio usado em nossa vida cotidiana abastece nossos carros, ônibus escolares e caminhões todos os dias. Gasolina e diesel são combustíveis não-renováveis, criados a partir de poços de petróleo cru na terra ou nos oceanos. Usamos gasolina nos cortadores de grama e outros equipamentos de manutenção. Locais de construção abastecem seus caminhões de entulho, retroescavadeiras, guindastes e outros tipos de equipamento com diesel.

Gás natural

Gás natural pode ser usado para suprir sistemas de aquecimento, fogões, aquecedores de água e secadoras em residências. Este combustível, segundo a organização Gás Natural (Natural Gaz.org). é uma fonte de energia limpa e possui uma boa capacidade energética. Ele é constituido principalmente de metano mas pode conter também outros gases. Pode ser frequentemente encontrado em depósitos subterrâneos próximo a bolsões de petróleo, uma vez que este emite gases que sobem a níveis mais elevados dos bolsões presos entre camadas de pedras.

Carvão

Produção de energia elétrica pode ser feita pela queima de carvão.

Muitas usinas elétricas queimam carvão como fonte primária de combustível para fornecer eletricidade para as residências em todo o país. Segundo a Fundação Americana de Carvão (American Coal Foundation), a energia elétrica advinda deste combustível abastece mais da metade das casas no Estados Unidos. Máquinas esfarelam o carvão em partículas que são colocadas em uma fornalha. Sua queima produz calor para aquecer a água criando vapor para abastecer uma turbina que gera energia mecânica. Tal energia é convertida em energia elétrica por um gerador que irá transmiti-la pelas subestações, chegando assim aos consumidores finais.

Água

Água é frequentemente chamada de combustível da vida por uma boa razão. Nossos corpos são constituídos por cerca de 60 a 75 porcento de água. Tomamos banho, lavamos roupa, cozinhamos e bebemos todos os dias. Essa forma de combustível também gera força para casas próximas a rios e correntes de água. Barragens bloqueiam o fluxo da água, criando energia potencial conforme ela se acumula.Quando as comportas são liberadas, a água flui em direção a uma grande turbina. A energia mecânica é convertida em energia elétrica para depois ser transmitida para um transformador para aumentar a saída elétrica. Esta fonte renovável de energia limita a poluição do ar e, de acordo com a U.S.Geological Survey, fornece cerca de 7% da eletricidade dos Estados Unidos.

Energia solar

Nos beneficiamos da energia do sol todos os dias. Ele aquece a Terra, fornece calor, alimenta o ciclo da água que é responsável pelo clima e auxilia as plantas a crescerem. A luz solar ajuda na geração de vitamina D, necessária para a absorção de cálcio. A energia solar controla nossos padrões cotidianos de descanso e atividade.

×