×
Loading ...

Quais são as partes principais de uma geladeira?

A geladeira foi inventada por Jacob Perkins em 1830 e passou por várias mudanças desde então, como a adoção do freon nos anos 1930 e seu declínio nos anos 1990. Contudo, as partes principais de qualquer geladeira não mudaram drasticamente e são basicamente as mesmas em qualquer unidade. As geladeiras funcionam de maneira parecida à de ares-condicionados, mas ao invés de liberarem ar frio em um espaço de convivência, as geladeiras o prendem em uma caixa isolada para manter uma temperatura fria para manter a comida e outras coisas.

Geladeiras são aparelhos engenhosos que mudaram o curso da história humana (contents of fridge image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Refrigerante

Uma parte essencial em qualquer geladeira, o refrigerante começa como gás, se torna líquido e então se torna gás novamente ao fluir pelas partes internas da geladeira. Nos primeiros modelos de geladeira, gases tóxicos como a amônia foram usados como refrigerante até que o freon surgiu nos anos 1930. O freon foi o principal refrigerante usado nos Estados Unidos até que os cientistas perceberam que seu uso danificava a camada de ozônio. Hoje, a maioria das geladeiras usa um composto refrigerante chamado de HFC-134a.

Loading...

Compressor

O compressor está localizado na parte inferior traseira da geladeira. Movido por um motor elétrico, esse mecanismo aumenta a temperatura e a pressão do gás refrigerante e então passa seu vapor superaquecido ao condensador.

Condensador

Localizado na parte traseira da geladeira, o condensador é reconhecível por suas bobinas de cobre. Os vapores quentes refrigerantes entram no condensador, onde se resfriam até a temperatura atmosférica do ambiente. Nesse ponto, o refrigerante se torna líquido.

Válvula de expansão

A válvula de expansão, às vezes chamada de tubo capilar em geladeiras domésticas, é um conjunto de pequenos tubos de cobre como o condensador. Por aqui, o refrigerante líquido passa enquanto sua temperatura e pressão caem lentamente. A diminuição da pressão faz com que aproximadamente metade do líquido do refrigerante evapore. Esse processo permite que o refrigerante absorva o calor e diminua a temperatura interna do refrigerador.

Evaporador

O evaporador é feito de cobre e tubos de alumínio. Aqui, o líquido restante absorve o calor até que ele evapore novamente, transformando-se em vapor. O compressor então puxa o vapor para fora do evaporador e o ciclo de refrigeração se repete.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...