Qual a diferença entre batismo e batizado?

Família com o bebê durante seu batizado

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Considerados sinônimos por algumas pessoas, batismo e batizado são tudo, menos a mesma coisa, de acordo com a Bíblia Sagrada (Mateus 28:19), onde o batizado nunca foi mencionado e o batismo é indicado como um requisito para a salvação cristã. Batizado é considerado um ritual religioso pelas igrejas, como a Católica, Luterana e Episcopal, ao passo que o batismo é considerado um compromisso com Deus em outras igrejas cristãs, quando alguém já tem idade suficiente para saber a diferença entre certo e errado (pecado).

Diferenças

Criança sendo batizada

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

A principal diferença entre o batismo e o batizado é a forma como as cerimônias são realizadas. O batismo é geralmente a imersão em água de um adulto ou de uma criança mais velha para remissão dos pecados e um compromisso para com Cristo. Batizado, por outro lado, é quando um padre ou pastor passa água purificada na cebeça da criança juntamente com o comprometimento dos pais dela com Cristo, escolhendo também seu nome.

Batizado

A família é parte integrante de um batizado, pois eles professam a fé da criança em Deus e na remissão dos pecados. Esta é uma cerimônia formal e é muitas vezes referida como um batismo de criança.

Batismo

O batismo é uma prática seguida pelos cristãos através de exemplos tirados da Bíblia, como em Mateus 3:16. Seu significado é uma decisão consciente por parte da pessoa que será batizada de dedicar-se a Cristo.

Efeitos

Qualquer cerimônia representa um compromisso, no entanto o batizado é visto mais como uma tradição humana do que o batismo, já que o segundo aparece na Bíblia, enquanto que o primeiro não.

Considerações

Geralmente apenas as igrejas evangélicas e cristãs, como Pentecostal, Batista, Metodista e Presbiteriana diferenciam batismo e batizado. A Igreja Católica, Luterana e Episcopal considera os dois a mesma coisa.

eHow Brasil
×