×
Loading ...

Comparando a arte egípcia com a mesopotâmica

A Mesopotâmia Antiga antecede o Antigo Egito em cerca de 2000 anos. Segundo a Universidade do Estado de Washington, as primeiras povoações da Mesopotâmia Antiga datam de aproximadamente 5000 a.C, enquanto a civilização do Antigo Egito remonta a cerca de 3000 a.C. A arte e a arquitetura das antigas civilizações apresentam algumas características em comum, tais como a representação pictórica de pessoas e figuras da realeza, mas também diferem em muitos aspectos. Antigas estatuetas e vasos de arte geométrica foram encontrados na Mesopotâmia, enquanto no Antigo Egito a arte consistia principalmente de arquitetura adornada.

Instruções

Os mesopotâmicos erguiam zigurates; os antigos egípcios construíam pirâmides (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Características das duas culturas

  1. Pesquise algumas peças representativas da arte dessas duas culturas da Antiguidade. O Instituto Oriental da Universidade de Chicago mantém coleções de arte mesopotâmica, enquanto que a Universidade de Memphis oferece informações e fotografias de peças do Antigo Egito.

    Loading...
  2. Analise características de peças de arte da Mesopotâmia. Muitas das peças apresentadas no site da Universidade de Chicago são estatuetas. A primeira da coleção exposta no site é uma estatueta do rei Ur-Nammu, que adornava um dos templos de Enlil, um dos deuses mais importantes. Os templos eram denominados E-kur. Há também estatuetas de mulheres e de sumérios ajoelhados diante de deuses.

  3. Compare as peças mesopotâmicas com similares do Antigo Egito e indique as diferenças. A arte egípcia também costumava representar o povo e os reis, mas em escala maior. Ramsés II, por exemplo, com frequência aparece representado em estátuas enormes no exterior de templos como o de Amarna. As estatuetas de sumérios ajoelhados têm algo em comum com as estátuas egípcias: os olhos são grandes e de contorno preto.

  4. Compare os templos da Mesopotâmia com os do Egito Antigo e analise suas diferenças. A Universidade de Fairfield exibe um acervo de imagens de templos sumérios em seu site dedicado à arquitetura mesopotâmica. Os templos sumérios têm uma parede externa com degraus que levam a uma grande praça e ao templo propriamente dito; seu aspecto é muito semelhante aos antigos templos de Jerusalém. Já os templos do Antigo Egito costumam exibir, na entrada, grandes estátuas de faraós e, internamente, fileiras de colunas.

  5. Perceba que tanto na arte mesopotâmica quanto na do Egito Antigo havia estelas com representações de pessoas e animais. No site da Universidade de Chicago, vê-se em fotografia a estela de um leão que adornava a Via Processional da Babilônia. Os antigos egípcios também pintavam relevos em colunas e em tumbas de faraós.

  6. Embora haja pirâmides em antigas cidades da América Central, as do Antigo Egito têm um aspecto singular. Já os mesopotâmicos não construíam pirâmides.

Loading...

Dicas

  • Os grandes museus são excelentes para o estudo da arte e arquitetura da Mesopotâmia e do Egito Antigo. O Museu Metropolitan de Nova York, por exemplo, possui um grande salão inteiramente dedicado a peças de arte do Egito Antigo.

Aviso

  • A Antiga Mesopotâmia e o Antigo Egito eram civilizações bem distintas. Na primeira, havia um número muito maior de cidades distribuídas numa área mais extensa, enquanto o Antigo Egito confinava-se no vale do Nilo, com poucas cidades e um número maior de pequenos grupos espalhados ao longo do rio.

O que você precisa

  • Acesso à internet

Referências

Loading ...
Loading ...