Quais metais existem na bala de uma arma?
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
A bala de uma arma tem que ser densa o suficiente para se deslocar contra a resistência do ar e a gravidade. Internamente, ela deve resistir a pressão do tiro e a alta temperatura. Uma bala realmente estável deve ser mais maleável do que o cano da arma para não danificá-lo. Além disso tudo, ela deve atender o seu propósito real, seja ele perfurar, expandir, romper, interceptar ou uma combinação deles.
Chumbo
Chumbo puro é firme e permanece invariável, sendo um material excelente para balas. Chumbo fundido pode ter um núcleo assimétrico e espaços herméticos, porém, essas irregularidades podem ser reparadas com uma modelagem ou um forjamento adequado. O chumbo possui uma densidade que permite que a energia cinética seja enviada para o ponto projetado. Porém, por causa de sua propensão a prejudicar o meio ambiente, os fabricantes de munições costumam substituir esse metal por alternativas mais seguras.
Tungstênio
O tungstênio é considerado uma opção conveniente para o material das balas já que não prejudica o meio ambiente. Porém, as balas de tungstênio são maiores e não podem ser usadas com tipos menores de armas. Em termos de performance, elas correspondem as de chumbo quando misturadas com nylon ou estanho, fornecendo-a massa suficiente. Os pentes de espingardas de caça contém munição de tungstênio.
Ósimo
Desde junho de 2011, o ósmio tem a melhor densidade de todos os metais usados para fabricar uma bala. Além de ser usado em munições, ele também é usado em gramofones, agulhas de bússola, pontas de caneta tinteiro e peças de relógio. Ele possui uma rigidez e resistência contra ferrugem próprias. É o metal perfeito para balas que perfuram blindagem, com uma força de propulsão incrível; duas vezes maior que a do chumbo e três vezes mais do que a do aço. Balas de ósmio tem menor resistência do ar, menos flexibilidade e são mais duras que qualquer outra bala.
Urânio
Produzir balas de urânio é mais difícil que balas de chumbo, pois ele oxida e carboniza facilmente. Com técnicas adequadas privadas de oxigênio, o núcleo da munição de urânio pode ser modelado com facilidade. Após serem revestidas, essas balas se tornam seguras para o uso, e possuem uma densidade maior que o chumbo. Elas possuem um poder explosivo maior quando misturadas com titânio, que também dá maior rigidez e capacidade de penetração, e são muito usadas pelas forças militares para perfurar blindagens.
Referências
- EmptorMaven: Metais pesados para balas [em inglês]
- Madehow: Balas [em inglês]
- Lenntech: Ósmio [em inglês]
Sobre o Autor
Natalie Andrews has been writing since 2003. She has created content for print newsletters and blogs in the flower, transportation and entertainment industries. Her expertise lies in travel and home-decorating. Andrews graduated with a bachelor's degree in communications from the University of Houston in 2008.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images