Propriedades materiais do aço A36
Photodisc/Photodisc/Getty Images
O aço A36 é um aço leve e com baixo teor de carbono utilizado primariamente como um material estrutural e também utilizado em barras. Ele é relativamente simples quimicamente, o que mantém seu custo baixo. Facilmente soldável e amplamente disponível, o aço A36 é padronizado pela Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM), um dos três maiores órgãos de padronização do aço nos Estados Unidos. Os outros órgãos são o Instituto Americano de Ferro e Aço (AISI) e a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE).
Química
Quimicamente, o aço A36 é muito similar ao AISI 1018, que é o aço de baixo teor de carbono mais comum. O A36 contém carbono (0,26%), manganês (0,75%), e impurezas de enxofre (máximo de 0,05%) e fósforo (máximo de 0,04%). Essa composição é praticamente idêntica a do 1018, no entanto, o A36 contém cobre (0,2%), que lhe confere aumento de resistência e dureza.
Propriedades físicas
O aço A36 tem resistência à tração de 400 a 550 MPa e limite mínimo de escoamento de 250 MPa. Uma seção de 5 cm pode ser alongada 23% antes da quebra. O A36 possui a mesma densidade da maioria dos aços; 7,85 gramas por centímetro cúbico.
Outras propriedades
O aço A36 possui resistência a compressão de 152 MPa, módulo de compressibilidade de 140 GPa e coeficiente de Poisson de 0,260.
Aplicações e disponibilidade
O A36 é geralmente utilizado na forma de chapas, com espessuras variando de 4,76 a 15 mm. No entanto, ele também pode ser encontrado na forma de barras redondas e chatas. O A36 é mais comumente utilizado como material estrutural, onde o aumento das propriedades materiais encontrada nos aços não é necessário. Por ser um aço leve, ele é propenso a ferrugem, sendo necessário seu revestimento.
Mais Artigos
Como adicionar um desvio padrão a um gráfico de barras no Excel→
Como remover manchas de ácido muriático de uma pia de aço inoxidável→
Diferenças entre granito e calcário→
Diferença de peso entre o latão e o ouro→
Vantagens e desvantagens do tubo de polietileno →
Como separar sucata de ferro e metal→
Referências
Sobre o Autor
Writer, photographer and world traveler James Croxon is a jack of all trades. He began writing in 1998 for the University of Michigan's "The Michigan Times." His work has appeared in the "Toronto Sun" and on defenselink.com and globalsecurity.org. Croxon has a bachelor's degree in English from the American Military University.
Créditos Fotográficos
Photodisc/Photodisc/Getty Images