Como compartilhar meu HD externo com outros computadores

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um computador devidamente configurado pode compartilhar o conteúdo de um HD externo com outros computadores na rede. Os computadores podem compartilhar qualquer item com uma letra de unidade atribuída (discos rígidos, unidades de disco e leitores de cartão de memória) pela rede. A prática de compartilhar um HD externo pela rede pode ser usada para acessar informações no disco rígido com um computador sem esse tipo de conexão a uma unidade externa. Por exemplo, pode ser uma unidade eSATA e você pode acessá-la por meio de um computador sem eSATA compartilhando-a por meio de um computador com esse recurso.

Passo 1

Conecte o HD externo no computador que deseja usar para compartilhá-la.

Passo 2

Conecte todos os computadores ao roteador ou concentrador de rede conectando fisicamente um cabo Ethernet ou usando Wi-Fi. Isso inclui o computador que irá compartilhar o HD externo e os computadores que o acessarão.

Passo 3

Crie um "Grupo Doméstico" em um dos computadores clicando no botão "Iniciar", na opção "Painel de Controle", na seção "Rede e Internet" e na opção "Grupo Doméstico" na nova janela.

Passo 4

Clique na página "Compartilhar com outros computadores domésticos que estejam executando o Windows 7", selecione "Criar um grupo doméstico" e siga as instruções na tela.

Passo 5

Clique na opção "Escolher opções de grupo doméstico e de compartilhamento" na seção "Rede e Internet" da janela "Painel de Controle" e selecione a opção "Alterar configurações de compartilhamento avançadas".

Passo 6

Marque a opção "Ativar compartilhamento de arquivo e impressora" sob o título "Compartilhamento de arquivo e impressora" e clique em "Salvar alterações".

Passo 7

Nos outros computadores, conecte-os à rede selecionando a opção "Rede Doméstica" na janela de prompt.

Passo 8

Abra o Windows Explorer e clique na árvore "Computador".

Passo 9

Clique com o botão direito do mouse no ícone do HD externo e selecione "Propriedades".

Passo 10

Clique na opção "Compartilhamento".

Passo 11

Clique na opção "Compartilhamento Avançado" e marque a caixa ao lado de "Compartilhar a pasta".

Passo 12

Abra o menu "Permissões" clicando no botão "Permissões".

Passo 13

Destaque o grupo "Todos", marque a caixa "Permitir" ao lado de "Leitura" e clique em "OK" para compartilhar a unidade.

Passo 14

Acesse a unidade pelos outros computadores abrindo o Windows Explorer, clicando na árvore "Rede", clicando duas vezes no ícone do computador com a unidade conectada e abrindo a pasta do HD externo. Normalmente é exibida a letra atribuída à unidade.

Mais recentes

×