×
Loading ...

Componentes de uma cerimônia de casamento

A cerimônia de casamento pode ser tão tradicional ou original quanto o próprio casal. Uma seleção com músicas especiais pode ser feita, novos votos podem ser escritos ou a cerimônia em si pode ser encurtada, retirando tudo o que é considerado "desnecessário". Uma conversa com o oficiante vai dizer o que pode e o que não pode ser mudado mas, em geral, uma cerimônia de casamento típica contém cinco elementos chave. Alguns fatores também podem ser incluídos, tais como interlúdios musicais ou leituras, mas cinco elementos básicos quase sempre estão envolvidos em uma cerimônia de casamento.

Os detalhes podem ser diferentes, mas existem cinco elementos chave em uma cerimônia de casamento (bride and groom holding hands, while bride holds b image by nextrecord from Fotolia.com)

A entrada

A cerimônia começa oficialmente com a entrada do cortejo. O oficiante e o noivo entram primeiro, seguidos pelos padrinhos. Uma vez que todos os membros do cortejo tenham entrado e tomado seus lugares, o pajem ou a florista caminham até o altar. E lá vem a noiva, acompanhada por seu pai ou outro familiar próximo. Assim que todos estiverem em posição, o oficiante começa a cerimônia com a saudação aos convidados presentes.

Loading...

A declaração das intenções

Após a saudação, o oficiante anuncia a declaração das intenções, que envolve explicar a todos os presentes que os noivos estão se casando por sua livre e espontânea vontade. Uma leitura ou explicação breve sobre a importância do casamento, do compromisso e da responsabilidade envolvida na formação de um vínculo matrimonial pode ocorrer neste momento. Uma leitura pode ser realizada, dependendo do tipo de cerimônia que o casal escolheu.

A troca de votos e anéis

Uma vez que a intenção é declarada, a cerimônia se move para a ligação emocional do casal, representada pela troca dos votos. Eles podem ser os tradicionais "amar-te e respeitar-te" ou podem ser escritos especialmente pelo casal em uma declaração de seus sentimentos e dedicação um para com o outro. As alianças de casamento são então trocadas, e as palavras utilizadas durante este ritual também podem ser escritas especialmente para a ocasião.

O pronunciamento e a apresentação

Uma vez trocadas as alianças, o oficiante pronuncia o casal oficialmente como "marido e mulher". Um breve discurso sobre a santidade do matrimônio e da importância do compromisso do casal pode ser dado aqui, geralmente seguido por aquelas pequenas palavras que a maioria dos casais espera escutar: "pode beijar a noiva". Após o beijo, o oficiante aborda os convidados e apresenta o casal como Sr. e Sra. pela primeira vez.

A saída

Após a apresentação, que normalmente é seguida por gritos e aplausos, a noiva e o noivo voltam pelo corredor juntos, de braços ou de mãos dados. Os membros do cortejo os seguem, assim como os pais do casal. Isso sinaliza o fim oficial da cerimônia e o início da recepção para celebrar a união do casal feliz e o início de sua nova vida juntos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...