Ideias para convidar as pessoas à adoração na igreja
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
O convite à adoração ocorre no início do culto de adoração. Ele pode ter várias formas, incluindo uma leitura ou convite do pastor, um chamado responsivo entre o pastor e a congregação, ou uma música. Apesar do formato, o convite à adoração foca a atenção da congregação em Deus e a convida a participar ativamente em todas as facetas do culto.
Convite pastoral
O pastor pode ler uma passagem bíblica, como o Salmo 100.1-2: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as pessoas. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto." Seguindo o texto, o coral ou a congregação podem cantar um hino ou um louvor curto que convide todos a se unir em adoração. Após a canção, o pastor dá boas vindas aos presentes e saúda os visitantes antes de seguir para outros atos de adoração, como a oração ou mais canto.
Convite responsivo
Na leitura responsiva há o convite do líder e a resposta da congregação. Alguém pode ter escrito o que se lerá especificamente como um convite à adoração ou o pastor pode ler algo das escrituras, como o Salmo 150. Usando isso como um convite responsivo à adoração, o pastor lê os versos ímpares e os presentes leem os versos pares. Vários hinários incluem leituras responsivas, facilitando esse trabalho para qualquer um participar. A igreja pode projetar slides com a leitura responsiva ou imprimi-la no boletim, na ordem em que será feita.
Convite do coral
O coral pode cantar um convite à adoração. Os convites musicais são, frequentemente, curtos e não exigem resposta da congregação. O coral pode cantar o introito enquanto as pessoas que o compõem entram no santuário, ou fazê-lo de uma posição fixa na plataforma. O pastor se levanta após o introito e saúda os presentes e convida-os a participar da adoração. Uma canção ou leitura responsiva pode seguir o convite, a fim de que a igreja possa imediatamente mover-se para um espírito de adoração.
Convite instrumental
Igrejas que possuem piano, órgão, carrilhão ou ministério de louvor (banda) podem usar um convite instrumental à adoração. A música dá aos membros da igreja tempo para irem aos seus assentos e prepararem-se para o culto que está começando. Os pastores consideram esse tipo de convite especialmente efetivo quando os membros gostam de conversar entre si antes do culto. Assim, eles podem concluir a conversa e focar na santidade da adoração. Logo após, o pastor pode fazer uma oração, ler uma passagem, fazer leitura responsiva ou pedir uma canção. A transição leva o culto de adoração a uma maior profundidade no foco em Deus.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Rev. Kathryn Rateliff Barr has taught birth, parenting, vaccinations and alternative medicine classes since 1994. She is a pastoral family counselor and has parented birth, step, adopted and foster children. She holds bachelor's degrees in English and history from Centenary College of Louisiana. Studies include midwifery, naturopathy and other alternative therapies.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images