Como saber quando um compressor de ar precisa de óleo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Compressores de ar vem em duas formas distintas, aqueles que são lubrificados com óleo e aqueles que não tem óleo. Os compressores lubrificados com óleo são mais comumente utilizados em aplicações industriais, onde eles são deixados em funcionamento por longos períodos. A lubrificação do óleo previne que a máquina superaqueça. Com o tempo, o óleo lubrificante torna-se espesso e preto, tornando-o menos eficiente no papel de lubrificação. Se não for trocado, o óleo velho pode causar superaquecimento do compressor e danifica-lo permanentemente. A troca regular de óleo é a melhor forma de manter um compressor de ar.

Passo 1

Determine a data que o óleo do compressor foi trocado pela última vez.

Passo 2

Localize o vidro medidor ou a vareta que mede a quantidade de óleo no compressor de ar.

Passo 3

Observe a quantidade de óleo no compressor através do vidro medidor ou retirando a vareta.

Passo 4

Compare a quantidade de óleo constatada no vidro medidor ou na vareta com o volume recomendado no manual do compressor. Se ele contiver menos óleo do que o recomendado pelo manual, você precisará inserir mais óleo.

Passo 5

Estime o número de horas que o compressor esteve ligado e funcionando desde a ultima troca de óleo. Se ele funcionou por 300 horas ou mais, ele precisa de um óleo novo. Se você usa o compressor raramente ou não sabe quantas horas ele operou desde a última troca, você deve repor o óleo pelo menos uma vez por ano.

Mais recentes

×