Que tipo de óleo se põe em lamparinas e candeias?

Uma lamparina comum

oil lamp image by Pierrette Guertin from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Para ter uma fonte de iluminação de emergência confiável, muitas pessoas utilizam lamparinas ou candeias. Elas são portáteis, relativamente baratas e produzem bons níveis ​​de iluminação. Em tempos antigos, romanos e gregos queimavam azeite de oliva em suas lamparinas. O azeite pode ainda funcionar como combustível, mas os consumidores de hoje em dia têm uma diversidade de combustíveis mais práticos para suas lâmpadas a óleo.

História da lâmpada a óleo

Os primeiros americanos usavam óleo de baleia ou carvão em suas lâmpadas

oil lamp image by Aleksandr Ugorenkov from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Durante início da história da América, usava-se óleo de baleia nas lâmpadas. Mas em meados do século XIX, muitos optaram pelo "óleo de carvão". Era um tipo de querosene derivado de carvão de esporos. No entanto, após a descoberta de petróleo, a querosene passou a ser produzida por destilação de petróleo bruto. Pelos padrões atuais, a antiga querosene era de má qualidade. Conforme melhoraram as técnicas de refino, também melhorou a qualidade do combustível para lâmpadas. Consumidores modernos podem escolher dentre muitos óleos altamente purificados para suas lamparinas e candeias.

Parafina versus óleo

Alguns óleos para lâmpada são rotulados como "parafina líquida", em vez de apenas "óleo para lâmpada". Não há qualquer diferença entre eles. Ambas as variedades são produzidas a partir de misturas altamente refinadas da mesma coisa: o querosene. Óleos rotulados como "ultrapurificados" também foram filtrados várias vezes para remover partículas e torná-los cristalinos.

Tipos de óleo

Alguns óleos contêm corantes coloridos. O corante não afeta as características de queima do óleo; é adicionado estritamente para apelo estético. Outros óleos são perfumados com essências de pinho, frutas cítricas ou especiarias, como cravo ou canela. A variedade mais comum de óleo é a incolor. É vendida em muitas lojas de ferragens e bricolagem. Óleos tingidos ou perfumados são geralmente vendidos por varejistas especializados nestes produtos.

Substitutos

Antigas lâmpadas de ferroviário usavam querosene

Oil lamp on a red wall image by Sergey Skleznev from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A fórmula K-1 de querosene não tingida também é um combustível bom tanto para lamparinas ou candeias. O preço, se comparado ao de querosenes tingidos ou perfumados é muito baixo. Você pode comprar querosene K-1 em diversos varejos de óleos. É o mesmo combustível que as pessoas usam em aquecedores a óleo, ou os aquecedores portáteis utilizados em dependências ou oficinas sem aquecimento. Foi também o combustível das lâmpadas usadas por ferroviários.

Considerações

Como outros produtos, quanto maior o recipiente de óleo que você comprar, mais baixo o preço por litro. Se você tem várias lâmpadas, comprar óleo aos galões pode ser mais econômico. Se os membros de sua família sofrem de alergias, óleos perfumados podem irritá-los. Além disso, ao longo do tempo, o óleo em suas lâmpadas será absorvido pelo pavio e irá evaporar. Verifique a reserva de óleo regularmente. É melhor ter as lâmpadas cheias antes de faltar energia.

Ajustes

Um bocal sujo de fuligem é sinal de maus ajustes

retro lamp image by Aleksandr Ugorenkov from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Independentemente do óleo que você escolher, se você não mantiver suas lâmpadas devidamente limpas e ajustadas, poderão começar a produzir fuligem. Mantenha os pavios bem aparados e o bocal do vidro limpo. Ajuste o pavio de modo que fique alinhado com o topo da lamparina ou ligeiramente maior. Você terá bastante iluminação, sem fumaça, e seu óleo da lâmpada irá durar mais tempo. Como espelhos refletem e focalizam a luz, você pode adquirir suportes equipados com espelhos circulares.

eHow Brasil
×