Como concertar uma estatueta de gesso

••• White plaster statuette of elegant woman with flowers image by nata_rass from Fotolia.com

Gesso, embora um material artístico versátil e útil, é também muito frágil. Estátuas e estatuetas feitas de gesso podem ser facilmente arranhadas ou lascadas por objetos mais duros e podem quebrar em vários pedaços se derrubadas. Embora a melhor maneira de consertar uma estatueta de gesso seja subsituí-la, esculpir outra, ou colocá-la novamente em uma forma, isso gasta muito tempo e usa uma grande quantidade de materiais. Para voltar a estatueta quebrada ao seu estado original sem substituí-la completamente, você deve juntar todas as peças separadas, tapar quaisquer buracos, e reparar o dano na superfície.

Passo 1

Se livre de qualquer dano que tenha sido feito por tentativas anteriores de arrumar a estatueta. Retire qualquer tipo de cola ou outros produtos com a espátula, removendo outras tentativas de conserto. Se os lados quebrados de qualquer parte da estatueta perderam a qualidade porosa devido a outras tentativas de conserto, remova a primeira camada de gesso dessa parte da estatueta.

Passo 2

Encontre os maiores pedaços quebrados da estatueta de gesso, como um braço, perna ou cabeça. Escave um buraco profundo, usando a espátula, no lado quebrado do pedaço. Faça um buraco correspondente na estatueta onde o pedaço deve se encaixar, para que os buracos se encontrem quando o pedaço for encaixado na estatueta. Molhe o lado quebrado do pedaço, assim como o da estatueta.

Passo 3

Misture uma pequena quantidade de gesso em um balde, coloque um punhado de gesso no buraco na estatueta. Corte um pedaço de fio com comprimento igual à soma da profundidade de ambos os buracos e coloque-o no buraco na estatueta.

Passo 4

Encha o buraco no pedaço quebrado com gesso, e então encaixe-o de volta na estatueta para que o arame entre também neste buraco. Segure o pedaço firmemente até que o gesso endureça.

Passo 5

Encontre pedaços menores e cole-os em seus respectivos lugares na estatueta com cola branca. Deixe a cola secar em cada pedaço antes de seguir em frente.

Passo 6

Misture uma pequena quantidade de gesso para reparar as pequenas partes quebradas, arranhões e danos à superfície. Molhe o gesso rachado com um pincel para que ele se junte melhor ao gesso novo. Aplique uma camada fina de gesso por cima da área quebrada e deixe secar, depois remova o excesso com uma espátula.

Passo 7

Deixe o gesso secar completamente. Lixe qualquer área saltada ou arranhões causados pelo reparo.

Mais recentes

×