Como colar um vaso quebrado

••• Ableimages/Photodisc/Getty Images

Dependendo do material com que é feito, um vaso pode facilmente quebrar ou trincar. Mesmo o menor toque incorreto pode causar a quebra, especialmente se ele estiver velho ou já em mau estado. Um dos locais mais prováveis para quebrar é a borda ou o pescoço do vaso. Se você puder encontrar todos os pedaços, será possível consertá-lo. Para isso será necessário um pouco de paciência e alguns materiais que talvez você ainda não tenha à mão. Independentemente disso, o conserto de um vaso quebrado pode ser feito em casa.

Passo 1

Reúna todos os pedaços quebrados, mesmo que eles sejam minúsculos. Quanto mais pedaços você tiver, menos massa de vidraceiro precisará usar e mais natural ficará o conserto.

Passo 2

Use um pincel ou esponja para limpar delicadamente todos os resíduos, sujeira ou poeira ao longo da borda do vaso e de todos os pedaços. Os resíduos podem impedir que a cola ou a massa de vidraceiro sejam fixados corretamente.

Passo 3

Passe a cola em um pedaço quebrado e, com cuidado, mas com firmeza, pressione-o de volta na borda do vaso. Solte o pedaço e veja se ele fica no lugar. Se isso acontecer, faça o mesmo com o próximo pedaço quebrado. Se isso não acontecer, tente lixar as bordas ligeiramente. Quando o primeiro pedaço ficar fixo no lugar, continue com o mesmo processo até que todos os pedaços tenham sido recolocados.

Passo 4

Examine o vaso seco para ver se existem quaisquer pedaços faltando. É possível que algumas peças nunca sejam encontradas ou sejam pequenas demais para serem devidamente coladas. Se este for o caso, coloque uma pequena quantidade de massa e pressione-a nas fendas abertas. Alise a massa suavemente até que fique alinhada com o resto do vaso. Deixe-a secar.

Mais recentes

×