×
Loading ...

Como conectar um painel solar em uma bateria e um inversor de frequência

Um painel solar usa o efeito fotoelétrico para converter a energia do sol em eletricidade. Essa eletricidade é gerada em uma tensão que é característica do painel e é transmitida como corrente contínua para um banco de baterias, onde ele as carrega. A partir daí, ela deve ser convertida em corrente alternada para poderem ser usadas na instalação residencial, e esta é a função do inversor. Há um componente extra necessário em um sistema solar, que é um controlador de carga entre o painel e as baterias, para protegê-los de uma eventual sobrecarga.

Instruções

Um inversor de frequência converte a energia da bateria coletadas nos painéis solares (Solar energy image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)
  1. Ligue os painéis de um banco de energia solar em conjunto, se houver mais do que um. Eles são geralmente ligados em paralelo para preservar a tensão de cada painel, mas também é possível ligá-los em série para aumentar a tensão e se adaptar ao valor da bateria do banco, se necessário. A tensão de saída dos painéis deve ser a mesma que a do banco de baterias.

    Loading...
  2. Conecte os cabos de saída dos painéis a um controlador de carga. Calcule o tamanho do fio que você precisa determinando a corrente de saída e o comprimento, tendo em mente que o controlador de carga deve ficar localizado perto das baterias. Fios de corrente contínua com bitolas de 16 a 10 são os valores típicos para estas aplicações.

  3. Use cabos de bateria para ligá-las no banco fazendo uma ligação em série e em paralelo para otimizar a capacidade do banco de manter a mesma tensão que os painéis. Conecte duas baterias em série ligando o terminal positivo de uma ao terminal negativo da outra para dobrar a tensão do conjunto. Ligue-as em paralelo conectando os terminais positivos e negativos de ambos os seus terminais para manter a tensão, mas o dobro da capacidade.

  4. Conecte o controlador de carga no banco de baterias com cabos da bateria. Um bom controlador de carga irá fazer a média das flutuações de tensão dos painéis e entregar uma tensão de saída constante para as baterias. Ele também protegerá as baterias contra sobrecarga, bem como de uma retroalimentação de corrente.

  5. Ligue o banco de baterias nos terminais de entrada do inversor, e depois ligue o inversor no painel de casa. O inversor converte a corrente contínua das baterias em tensão alternada de 110 ou 220 volts, para que possa ser utilizado em residências. Se o painel residencial estiver ligado à rede elétrica, o inversor pode ser programado para vender o excesso de energia de volta para a concessionária de energia.

Loading...

Dicas

  • Armazene as baterias em um local fresco e bem ventilado e conecte-as com os cabos da bateria de mesmo comprimento. As baterias são o coração do sistema de energia solar e são sensíveis, por isso faça uma manutenção regular.
  • Use uma central de carga para ajudar a organizar sistemas de energia solar de maior porte. Ele é semelhante a um painel de disjuntores residencial, com tomadas de entrada e saída para todos os componentes do sistema.

Aviso

  • Um banco de baterias totalmente carregado deve ser tratado com o mesmo cuidado que você tem quando lida com fios conectados à rede elétrica. Faça todas as conexões que você puder antes de ligar as baterias.

O que você precisa

  • Painéis solares
  • Fio para corrente contínua
  • Controlador de carga
  • Cabos de bateria
  • Baterias de ciclo profundo
  • Inversor de frequência

Referências

Loading ...
Loading ...