Como configurar um dispositivo USB externo em FreeNAS

••• external USB hdd on wooden table image by StarJumper from Fotolia.com

O FreeNAS, sistema operacional, fonte de armazenamento anexada à rede, gratuita e aberta - NAS (network-attached storage). Os computadores, que estão executando o FreeNAS, podem ser configurados a partir de uma página de configuração baseada na web. Os dispositivos NAS fornecem uma rede centralizada de armazenamento de arquivos compartilhando protocolos, como, o FTP ou Windows CIFS/SMB padrão. O FreeNAS pode armazenar arquivos, tanto em HDs internos, como em dispositivos USB externos depois de configurados. O FreeNAS formata o dispositivo USB externo, enquanto o está configurando. Durante esse processo todos os dados existentes no dispositivo são deletados.

Passo 1

Conecte o dispositivo USB externo no computador, que está executando o FreeNAS, usando o cabo USB incluso.

Passo 2

Digite “http://192.168.8.128” na barra de endereços do seu navegador de web e pressione "Enter". Se você configurou o FreeNAS para usar um endereço de IP diferente, digite-o ao invés do endereço anterior.

Passo 3

Digite "admin" na caixa "User Name" (nome do usuário) e "freenas" na caixa do "Password" (palavra-chave), depois, clique em "OK". Se você configurou um nome de usuário diferente ou palavra-chave no FreeNAS, digite-os ao invés das palavras citadas no início dessa etapa.

Passo 4

Clique "Disks" (discos) no topo da página de configuração e clique me "Management" (gerenciamento).

Passo 5

Clique no ícone com sinal positivo no lado direito da página do Disk Management (gerenciamento de disco).

Passo 6

Clique na caixa do menu suspenso "Disk" (disco), selecione o nome do dispositivo USB na lista e clique em "Add" (adicionar).

Passo 7

Clique "Apply Changes" (aplicar mudanças) na página do Disk Management (Gerenciamento de disco).

Passo 8

Clique em "Disks" (discos) no topo da página de configuração e clique em "Format" (formatar).

Passo 9

Clique na caixa "Disk" (disco), selecione o nome do dispositivo USB da lista, deixe a caixa "File System" (sistema de arquivo) como o padrão "UFS (GTP and Soft Updates)" [UFS (GTP e atualizações sofisticadas). Clique agora em "Format Disk" (formatar disco) e, depois, em "OK".

Passo 10

Clique no "Disks" (discos) no topo da página, depois que o "Done!" (faça!) aparecer na tela e clique em "Mount Point" (ponto de montagem).

Passo 11

Clique no ícone com sinal positivo no lado direito da página Mount Point (ponto de montagem).

Passo 12

Clique na caixa do menu suspenso "Disk" (disco) e, depois, no nome do dispositivo USB na lista.

Passo 13

Digite share name (compartilhar nome) dentro da caixa "Share Name". Esse nome vai identificar o dispositivo USB externo na rede.

Passo 14

Digite a descrição, no caixa "Description" (descrição), para o compartilhamento, se desejado.

Passo 15

Clique em "Add" (adicionar) e em "Apply Changes" (aplicar alterações).

Passo 16

Clique em "Services" (serviços) no topo da página e selecione o tipo de rede de compartilhamento que você está usando, como “CIFS/SMB” para os compartilhamentos de um Windows padrão.

Passo 17

Clique na caixa de checagem "Enable" (autorizar) no canto superior direito da página. Agora, configure o serviço, usando as opções da página, se ela ainda não estiver configurada e clique em "Save" (salvar).

Passo 18

Clique na aba "Shares" (compartilhamentos) no topo da página.

Passo 19

Clique no ícone de sinal positivo.

Passo 20

Digite o nome e o comentário para o compartilhamento dentro das caixas "Name" (nome) e "Comment" (comentar).

Passo 21

Clique no botão "..." à direita da caixa "Path" (atalho). Em seguida, navegue para o ponto de montagem do dispositivo USB externo do diretório “/mnt” e clique em "OK".

Passo 22

Configure o compartilhamento do dispositivo externo USB, usando as opções na página e clique em "Save" (salvar).

Mais recentes

×