O que é conflito de papéis em uma organização?

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Conflito de papéis é um tipo de conflito social causado por um indivíduo que está sendo forçado a assumir papéis distintos e incompatíveis. Eles podem ocorrer individualmente, como no caso de uma pessoa que está sendo dividida entre papéis distintos para diferentes organizações ou grupos, ou dentro de uma organização, quando um indivíduo é convidado a executar várias funções no mesmo grupo. Um empregado com ambos os papéis de trabalho e gestão de um departamento, por exemplo, assume os papéis conflitantes de supervisor e colega de trabalho.
A importância dos papéis
Em termos sociológicos, os papéis funcionam como diretrizes importantes para o comportamento. Um papel, seja de pai, professor ou funcionário da polícia, pode definir o comportamento esperado e estabelecer os parâmetros para as ações vistas como socialmente aceitáveis. A maioria dos membros da sociedade assumem muitos papéis em suas vidas. Qualquer indivíduo pode assumir funções específicas e diferentes no trabalho, em casa ou entre amigos, cada um gerando um conjunto de expectativas dentro de cada grupo.
Conflitos de papéis

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Dada a importância do papel e do acordo social amplo que implica, conflitos de papéis podem ser extremamente complexos e pessoalmente desafiadores. Em um exemplo comum, um bombeiro, assumindo um papel social, que pede a ele para proteger a sociedade do perigo, é jogado em um conflito de papéis, quando um incêndio acontece em seu bloco e ele está em conflito entre as expectativas sociais de seu papel profissional e seu papel como um pai e marido que pede a ele que primeiro cuide de sua família. Conflitos de papéis menos dramáticos ocorrem com frequência para a maioria dos indivíduos.
Conflitos de papéis dentro de uma organização

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Enquanto a maioria dos conflitos de papéis ocorrem devido a várias obrigações para com os diferentes grupos, alguns também podem ocorrer dentro de uma única organização, quando os indivíduos têm diversas responsabilidades conflitantes. Em muitas empresas, os supervisores de nível médio muitas vezes trabalham entre as pessoas que supervisionam, levando a frequentes conflitos de expectativa acerca do supervisor, que deve trabalhar em colaboração com o grupo e ainda informar o baixo desempenho dos supervisados. Conflitos de papéis também pode surgir quando um membro de uma organização é solicitado a executar tarefas contraditórias, como quando um empregado é solicitado por um supervisor para aumentar a produção e, por outro, para aumentar o controle de qualidade.
Conflitos de papéis e de personalidade

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Em geral, os conflitos de papéis tendem a causar atrito e frustração, mas os efeitos podem variar de acordo com a personalidade. Certas pessoas são simplesmente mais capazes de assumir diferentes papéis e evitar atrito quando os papéis se sobrepõem. Outros acham o conflito extremamente estressante e são incapazes de manobrar suas múltiplas responsabilidades, sem causar mais tensão ou ressentimento. A capacidade de ser mais flexível com as tarefas conflitantes e melhor negociar papéis com outros membros pode ser uma habilidade muito útil para lidar com conflitos de papéis, mas não significa, necessariamente, que os indivíduos com essas habilidades também serão tão competentes nas áreas individuais de trabalho como indivíduos com menor capacidade de negociação de papéis.
Efeitos no ambiente de trabalho
Apesar dos níveis individuais de conforto com papéis contraditórios, conflitos de papéis geralmente têm um efeito negativo sobre a dinâmica de grupo. Cada membro de um grupo trata de esperar determinados comportamentos do outro, pedindo a este para executar essencialmente o seu papel. Quando essas funções são questionados por outro papel contraditório, os resultados podem ser decepcionantes e até mesmo causar ressentimento. O indivíduo que experimenta um conflito de papéis também pode se sentir frustrado ou oprimido pela contradição, ou, até mesmo, ferido por ressentimento entre os seus companheiros.
Evitando conflito
Conflitos de papéis são quase inevitáveis em grupos sociais complexos, onde cada membro tem um amplo conjunto de responsabilidades. Cada evento é tão distinto que nenhum método pode esperar evitar o agravamento de todos os conflitos de papéis, mas a comunicação boa e aberta é fundamental para limitar a tensão de conflitos de papéis deixando todos os membros saberem que um indivíduo tem vários papéis a desempenhar.
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Sobre o Autor
Edward Mercer began writing professionally in 2009, contributing to several online publications on topics including travel, technology, finance and food. He received his Bachelor of Arts in literature from Yale University in 2006.
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