Quanto tempo a conjuntivite pode sobreviver em superfícies duras?
Comstock Images/Comstock/Getty Images
O tipo de conjuntivite que você tem, bacteriana ou viral, bem como o tipo de superfície em que o contaminante se encontra, tal como madeira ou cerâmica, determinam quanto tempo uma superfície permanece contaminada e quantas vezes você deve limpá-la.
Contaminação
A conjuntivite pode ser transmitida através da tosse e dos espirros, que espalham gotículas de muco no ar. A contaminação também pode ser através de toalhas compartilhadas e superfícies comumente utilizadas, como maçanetas, computadores, torneiras, corrimãos e superfícies de balcão.
Superfícies duras
Superfícies laminadas e de aço inoxidável transferem bactérias e espalham a doença mais do que superfícies de madeira e outros tipos porosos. A temperatura e a exposição à luz solar também contribuem para determinar quanto tempo as bactérias permanecem vivas nessas superfícies, com um intervalo de tempo variando entre 30 minutos a mais de seis horas. Bactérias em superfícies intocadas e que não foram desinfectadas vão morrer dentro de dois dias a uma semana.
A luz solar mata o vírus, por isso é altamente recomendável que você deixe as janelas abertas para permitir a entrada de toda luz solar possível em sua casa a fim de ajudar a matar os vírus em superfícies.
Precauções
A melhor coisa a fazer é tentar não coçar os olhos e desinfectar superfícies comumente tocadas constantemente ao longo do dia.
- Comstock Images/Comstock/Getty Images