Como matar diplópodes
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
Os diplópodes e centopéias são artrópodes. Eles possuem juntas em seus corpos e pernas, mas não possuem uma espinha dorsal. Os diplópodes têm um exoesqueleto, que aparecem como uma proteção exterior. Eles não representam perigo para a saúde dos seres humanos. Enquanto esses artrópodes geralmente não precisem ser controlados, talvez você queira matá-los se eles invadirem sua casa, ou destruírem sua vegetação. Remova as fontes de alimento, locais de abrigo e excesso de umidade para ajudar na eficácia dos tratamentos químicos.
Step 1
Localize o diplópode.
Step 2
Remova o excesso de umidade da área onde se concentram os diplópodes. Coloque ventiladores em lugares estratégicos ou nos porões. Remover a umidade fará com que os diplópodes desapareçam porque eles não terão mais um esconderijo para prosperar.
Step 3
Remova o excesso de grama morta, folhas, objetos lisos e madeira podre da parte externa da casa. Concentre-se na fundação da casa se os diplópodes estão invadindo ela. Eles geralmente se escondem sob objetos planos durante o dia, e durante a noite eles podem invadir o seu jardim ou casa.
Step 4
Tampe buracos e rachaduras em torno da fundação, para impedir os diplópodes de entrarem na casa. Tampando as fissuras e buracos, os diplópodes não terão abrigo, e isso fará com que os tratamentos químicos sejam mais eficazes.
Step 5
Use o inseticida comum ao redor da fundação no chão no final do verão ou no início do outono, que é quando os diplópodes estão mais ativos. A Universidade de Minnesota sugere a compra de inseticidas como bifenthrun, deltametrina ou permathrin para melhores resultados.
Step 6
Use o inseticida residual nos rodapés, rachaduras, buracos e fendas. De acordo com a Universidade do estado de Utah, o aerosol matará os diplópodes quando eles rastejarem por essas superfícies.
Step 7
Aplique um pesticida em pó, como o de ácido bórico, em rachaduras e fendas para impedir os diplópodes de entrarem na casa. Aplique o pó depois de tirar todo o excesso de umidade, pois o pesticida não funcionará bem se houver umidade, de acordo com a Universidade de Clemson.
Referências
- University of California; Millipede and Centipede Management; Moore, W. S et al.; March 2000 [em inglês]
- Utah State University; Millipedes; Dr. Jay B Karren et al.; April 2000 [em inglês]
- University of Minnesota Extension; Sowbugs, Millipedes, and Centipedes in the Home; Jeffrey Hahn et al.; 2009 [em inglês]
- Clemson University; Millipedes; Eric P. Benson; June 2005 [em inglês]
Dica
- Varra os diplópodes para longe ou pegue-os com a mão e coloque-os longe da casa, caso queira evitar de matá-los.
- Se você tem dificuldade de controlar uma infestação de diplópodes, chame um exterminador profissional.
Advertência
- Leia sempre o rótulo dos pesticidas com cuidado para evitar perigo a saúde dos animais, crianças, do ambiente ou a você mesmo.
- Evite o uso de pesticidas com diazinão e clorpirifos. A Universidade da Califórnia afirma que estes ingredientes são perigosos para invertebrados aquáticos.
- Utilize pesticidas que são aprovados para o controle do diplópode.
- Guarde os pesticidas longe de crianças e animais de estimação.
Sobre o Autor
Angela LaFollette holds a Bachelor of Arts in advertising with a minor in political science from Marshall University. LaFollette found her passion for writing during an internship as a reporter for "The West Virginia Standard" in 2007. She has more than six years of writing experience and specializes in topics in garden and pets.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images