Como consertar uma alavanca analógica de um controle de PS3

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

O videogame PlayStation 3, da Sony, é controlado pelo controle patenteado DualShock 3, que utiliza Bluetooth e possui vários botões frontais e duas alavancas analógicas. Já que essas alavancas são usadas com mais frequência para controlar os personagens na tela, elas tendem a sofrer mais desgastes. Se uma das suas alavancas analógicas não está funcionando corretamente, talvez seja possível consertá-la. Já que as alavancas analógicas estão conectadas permanentemente à placa-mãe do DualShock 3, será necessário substituir a placa inteira. O maior obstáculo será obter uma nova placa-mãe. Caso consiga encontrar uma, será preciso apenas uma chave Phillips para reparar o controle.

Passo 1

Adquira uma placa-mãe do DualShock 3. Infelizmente, a Sony não vende essas placas-mãe, nem mesmo para as lojas de reparo. Talvez seja possível comprar um DualShock 3 defeituoso no eBay para retirar a placa-mãe dele. Esses controles defeituosos muitas vezes possuem apenas danos cosméticos e baterias defeituosas. Em caso de dúvida, pergunte ao vendedor se a placa mãe está funcionando. Nesse estado, esses controles podem ser encontrados normalmente por cerca de R$ 45.

Passo 2

Certifique-se de que a bateria do DualShock 3 está completamente descarregada. Deixe o controle ligado até que a bateria seja esgotada. Abrir o controle com a bateria carregada poderá criar um risco de choque elétrico.

Passo 3

Coloque o controle com a frente para baixo. Use uma chave Phillips para remover os cinco parafusos presentes na cobertura traseira dele.

Passo 4

Levante a borda inferior da cobertura traseira e empurre-a suavemente para frente até que ela fique livre dos botões de baixo. Use pouca força e faça movimentos lentos para evitar que algum dos botões seja quebrado. Ao liberar a cobertura traseira dos botões, remova-a do controle.

Passo 5

Levante a bateria da placa-mãe e desconecte o seu cabo.

Passo 6

Remova o único parafuso Phillips que prende a placa-mãe na cobertura frontal do DualShock 3.

Passo 7

Com cuidado, deslize o conjunto de botões do lado direito para fora da cobertura frontal. Retire o conjunto do botão "R1". Não remova o botão "R2". Repita o processo para o conjunto de botões do lado esquerdo.

Passo 8

Localize os motores de vibração na área inferior da cobertura frontal do controle. Retire o motor do lado direito. Repita o processo para o motor esquerdo. Os motores estão soldados na placa-mãe; não puxe os cabos ainda. Retire os motores dos suportes.

Passo 9

Puxe a placa-mãe para fora da cobertura frontal para removê-la. A placa de entrada dos botões está ligada à placa-mãe.

Passo 10

Empurre os motores de vibração para fora dos seus encaixes na placa de entrada. Levante a placa de entrada para retirá-la da placa-mãe.

Passo 11

Repita as Etapas acima com o DualShock 3 que foi comprado.

Passo 12

Remova a placa-mãe do DualShock 3 que foi comprado. Conecte a placa de entrada antiga a ela. Remonte o antigo controle seguindo a ordem reversa das Etapas de desmontagem. Conecte o DualShock 3 ao PlayStation 3 e carregue a bateria completamente. Ligue o sistema e teste o controle reparado.

Mais recentes

×