Como consertar alças de bolsas de couro

••• woman with handbag image by Valentin Mosichev from Fotolia.com

Muitas bolsas têm o couro como material principal, incluindo as alças. Com o tempo, o couro pode rachar ou partir-se, principalmente se a bolsa for muito usada ou se você carregar nela objetos pesados. Você pode consertar as alças de couro que soltaram da bolsa usando cola para couro, super cola ou cola para madeira, que podem ser compradas em lojas de ferragens ou de artigos domésticos.

Passo 1

Use uma pequena garrafa de spray com água e umedeça o couro onde precisa de conserto. Certifique-se de que o couro esteja apenas úmido e não encharcado, pois ele é muito absorvente e pode ficar manchado; além disso, a cola não funcionará se o couro estiver muito molhado.

Passo 2

Aplique uma pequena quantidade de cola na bolsa, no lugar onde a alça se rompeu ou nas duas partes da alça rasgadas, se for esse o caso. Não use uma quantidade excessiva de cola.

Passo 3

Junte as duas partes que precisam ser coladas.

Passo 4

Use uma fita ou barbante para segurar a alça no lugar em que foi colada e mantê-la no lugar, enquanto seca. Se não puder amarrar o ponto onde a alça rasgou, coloque a bolsa de lado e ponha um objeto pesado, como um livro, sobre a área em que o couro foi colado de volta à bolsa. Isso irá pressionar o couro contra a cola e manter as duas partes no lugar enquanto a cola seca.

Passo 5

Espere secar completamente, geralmente por 24 horas, antes de remover o barbante ou o livro. A alça estará pronta para usar.

Mais recentes

×