×
Loading ...

Como consertar um aparelho de videocassete que não aceita fitas

Se seu aparelho de videocassete não aceita mais as fitas, há alguns procedimentos rápidos e gratuitos que podem ser tentados antes de procurar ajuda profissional. Se o aparelho ejeta as fitas ou nem as deixa entrar, o problema está nos mecanismos de inserção da máquina, de acordo com o tutorial de reparos escrito por Samuel M. Goldwasser. Se os passos a seguir não resolverem o problema, você deverá consultar um técnico.

Instruções

Fitas defeituosas causam problemas em video cassetes (data storage media studio isolated image by dinostock from Fotolia.com)

    O videocassete não reconhece as fitas

  1. Desconecte seu videocassete. Para testar os mecanismos dentro do aparelho, você precisará se assegurar de que pode manejar os vários botões sem o aparelho passar a ser operado automaticamente.

    Loading...
  2. Deslize uma fita para dentro do aparelho devagar até que você possa ver com a lanterna a fita ser encaixada no mecanismo de rolamento, conhecido como "mecanismo de inserção de cassete". Remova a fita e gire o mecanismo à mão em ambas as direções para confirmar que ele se move corretamente. O mecanismo "captura" a fita e a leva para dentro do aparelho.

  3. Deslize a fita até o meio para dentro do videocassete até que ela seja pega pelo mecanismo de inserção e então conecte o aparelho na fonte de energia. Se não houver defeitos eletrônicos ou mecânicos, esse pequeno ajuste deve permitir que o videocassete reconheça a fita.

    O videocassete ejeta as fitas

  1. Gire o mecanismo de inserção à mão em ambas as direções. Se o videocassete não permite que a fita seja deslizada para dentro da bandeja, esse mecanismo provavelmente está preso e precisa ser ajustado manualmente.

  2. Procure dentro do aparelho objetos estranhos, como brinquedos pequenos, pedras ou papel das próprias fitas. Esses objetos podem se prender nos trilhos e mecanismos, tornando impossível para o videocassete completar seus giros.

  3. Borrife um limpador de contato sobre o sensor dentro do videocassete se ele ejetar e puxar as fitas continuamente. Esse problema significa que a parte mecânica do videocassete está funcionando corretamente, mas o aparelho não é capaz de detectar uma fita. Se o aparelho ainda não puder reconhecer uma fita após a limpeza, consulte um técnico.

Loading...

Dicas

  • Evite fitas de 80 horas, pois elas são finas demais e frequentemente confundem os sensores, tornando-as difíceis de serem lidas.

O que você precisa

  • Limpador de contato
  • Lanterna

Referências

Loading ...
Loading ...