Como consertar arranhões em alumínio anodizado

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Uma superfície metálica de alumínio anodizado é bonita, mas também pode chamar a atenção para quaisquer arranhões que sofra. É possível, contudo, consertar um risco em uma superfície dessas, como uma calota metálica. O trabalho requer alguns materiais de uma loja de ferragens, incluindo uma ferramenta elétrica que você pode alugar.

Passo 1

Coloque água da torneira em um frasco de spray. Borrife o risco na superfície metálica de alumínio anodizado até que fique molhado. Seque o arranhão com um pano macio. Aplique desengraxante na ponta do pano. Esfregue o risco com o pano usando movimentos circulares lentos. Limpe o desengraxante do arranhão com a ponta limpa do pano. Borrife água da torneira sobre o risco até que ele esteja molhado, e depois seque-o com a ponta seca do pano.

Passo 2

Plugue a lixadeira orbital na tomada. Coloque as luvas de proteção. Afixe a lixa número 180 à ponta da lixadeira orbital. Borrife o risco com água até que esteja encharcado.

Passo 3

Pressione o gatilho para ativar a lixadeira orbital. Coloque a lixa contra o arranhão e rotacione-a ao longo do comprimento em movimentos circulares lentos. Vá para frente e para trás pelo arranhão por um minuto antes de remover a lixadeira. Repita o procedimento com o frasco de spray com água e o desengraxante. Faça, mais uma vez, o procedimento com a lixadeira orbital.

Passo 4

Substitua a lixa na ponta da lixadeira orbital pela lixa número 320 molhada. Repita o procedimento de borrifar e passar o desengraxante, e depois passe a lixadeira orbital.

Passo 5

Substitua a lixa na ponta da lixadeira orbital pela lixa número 600 molhada. Repita o procedimento de borrifar e passar o desengraxante, e depois passe a lixadeira orbital.

Passo 6

Inspecione a área onde estava o arranhão. Se ele ainda estiver visível, repita o procedimento mais duas vezes antes de inspecioná-lo novamente. Caso contrário, seu trabalho terminou.

Mais recentes

×