Como consertar a gaveta quebrada de uma cômoda?

••• Auris/iStock/Getty Images

Umidade, movimentos bruscos e sobrecarga podem fazer com que os trilhos da gaveta emperrem e o fundo caia. Os puxões e empurrões podem tornar a simples tarefa de abrir uma gaveta extremamente estressante. Gavetas de madeira, por vezes, requerem manutenção, mas consertos simples podem tirar a dificuldade ao abri-las.

Consertando o fundo da gaveta

Passo 1

Remova a gaveta da cômoda. Desmonte-a deslizando a peça do fundo com a ajuda de um pé de cabra. Se o fundo da gaveta estiver encaixado em um sulco, você terá que remover a parte traseira da gaveta, para substituir o fundo. Puxe os pregos usando o torquês.

Passo 2

Tire o fundo antigo da gaveta. Se o único problema for deformação, vire-o e coloque de volta no lugar. Pregue-o.

Passo 3

Se não tiver como salvá-lo, use o antigo fundo como molde para cortar um novo. Coloque o novo fundo no lugar.

Passo 4

Nivele a gaveta aplicando pressão em cantos opostos até que as medidas diagonais fiquem iguais em comprimento. Pregue-as. Recoloque a parte de trás da gaveta se a remoção foi necessária.

Passo 5

Lubrifique os trilhos com cera de parafina.

Consertando juntas desencontradas

Passo 1

Remova a gaveta da cômoda. Desmonte-a batendo gentilmente nela com um martelo e um bloco ou com um martelo de madeira. Remova os pregos com um torquês.

Passo 2

Remova resíduos velhos de cola. Cole novamente e monte a gaveta.

Passo 3

Junte as partes no lugar com grampos por, pelo menos, duas horas.

Passo 4

Meça as diagonais de cantos opostos para garantir que a gaveta esteja quadrada. Repita o processo depois de duas horas. Ajuste os grampos, se necessário. Em seguida, pregue-os.

Passo 5

Lubrifique os trilhos com cera de parafina.

Mais recentes

×