Como consertar uma mesa bamba

••• Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Até mesmo as mobílias mais bem feitas podem começar a dar sinais de envelhecimento conforme suas peças começam a ficar soltas ou bambas. Mover móveis de um lugar para o outro também pode soltar as pernas e as corrediças das gavetas. Caso sua mesa oscile ou balance ou se os itens caem em sua superfície ao abrir ou fechar uma gaveta, pode ser hora de esvaziar a mesa e inspecionar sua construção em busca de modos de melhorar sua área de trabalho. Comece com ajustes simples antes de experimentar técnicas mais agressivas.

Passo 1

Limpe a superfície da mesa e remova quaisquer gavetas.

Passo 2

Vire a mesa de ponta cabeça com a ajuda de um amigo e coloque-a em uma superfície nivelada para inspecionar sua construção. Localize os parafusos na parte interna de cada perna, no local em que elas se conectam na parte inferior da mesa.

Passo 3

Aperte todos os parafusos com uma chave de fenda ou chave inglesa. Vire a mesa com a ajuda de um amigo e teste a estabilidade. Caso a mesa continue bamba, prossiga para a próxima fase do conserto.

Passo 4

Vire a mesa novamente e coloque-a em uma superfície plana.

Passo 5

Aplique uma camada fina de cola de madeira em todas as junções da mesa. Isso inclui as junções em que cada perna se conecta na parte inferior da mesa.

Passo 6

Afixe uma braçadeira em cada perna e na borda da mesa para aplicar pressão enquanto a cola seca, normalmente em 24 horas.

Passo 7

Limpe o excesso de cola antes que ela endureça utilizando toalhas de papel úmidas.

Passo 8

Cole e prenda com braçadeira a placa frontal em uma gaveta solta da mesa, do mesmo modo que fez com as junções das pernas para restaurar a rigidez da gaveta. Não coloque as gavetas na mesa até que a cola seque.

Mais recentes

×