Como consertar as molas frouxas de seu sofá

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

As molas de sofá podem desgastar-se antes do sofá chegar ao fim de seus dias, tornando necessário que você as conserte a fim de evitar mais danos à sua mobília. Sem a devida atenção, uma mola quebrada pode provocar buracos no sofá, deixando-o com uma aparência desagradável e tornando necessária sua imediata substituição. Para evitar que isso aconteça, aprenda a consertar molas frouxas, tarefa fácil e rápida.

Consertando seu sofá

Passo 1

Ponha o sofá de cabeça para baixo, dando espaço suficiente para que você trabalhe com o fundo do sofá.

Passo 2

Remova o tecido transparente que cobre o ponto de acesso para as molas. Esse tecido, em alguns sofás, é preso por velcro, ao passo que outros sofás o tem grampeado na base. Se seu sofá for correspondente ao primeiro tipo, basta descolar o velcro; se for do segundo tipo, utilize o alicate para remover os grampos sem danificar o tecido, de maneira que você possa reutilizá-lo.

Passo 3

Encontre a mola danificada. O afrouxamento das molas é resultado do uso mais frequente de um lado do sofá do que do outro. Em alguns casos, uma das molas pode ter se desencaixado. Se as molas estiverem fora da posição ou deslocadas, encaixe-as de volta no lugar. Uma vez reposicionadas, aperte o suporte que segura as molas com a furadeira. Se as molas estiverem cedendo devido ao desgaste, retire os os suportes que prendem a mola e inverta-a de lugar. Fixe os suportes de volta no lugar com a furadeira.

Passo 4

Recoloque o tecido do sofá colando novamente o velcro ou grampeando o tecido à base de madeira com uma máquina de grampear. Depois do sofá ter voltado à sua posição original, as áreas frouxas devem ter desaparecido.

Mais recentes

×