Como fazer bainhas em cortinas

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Cortinas servem não apenas para adicionar um toque final decorativo para um espaço de convivência, mas também para dar privacidade e distância dos olhares curiosos dos vizinhos. No entanto, quando compramos cortinas prontas, elas podem acabar sendo muito longas para nossas janelas. Felizmente, fazer bainhas em cortinas é um trabalho relativamente simples -- até para quem está se iniciando na costura. Usando um ponto para bainha feito à mão, é possível encurtar as cortinas até o tamanho adequado sem usar uma máquina de costura cara.

Passo 1

Pendure as cortinas na janela onde elas ficarão, para saber qual é o tamanho desejado. Dobre a barra da cortina no comprimento desejado e coloque alfinetes em ambos os lados.

Passo 2

Retire a cortina da janela e então coloque mais alfinetes para prender toda a barra no mesmo comprimento escolhido. Coloque-as de ponta-cabeça, em uma superfície plana, para que possa ver o tamanho do tecido que foi preso.

Passo 3

Coloque uma linha de uma cor que combine com as cortinas na agulha. Dê um nó grosso e firme na ponta da linha, para evitar que ela atravesse o tecido no primeiro ponto.

Passo 4

Insira a agulha no topo da dobra feita com o tecido e através dele até o outro lado. Não empurre a agulha completamente. Apenas puxe de forma reta para cima atravessando o material para assegurar o ponto da bainha.

Passo 5

Continue fazendo pontos em direção ao lado direito da cortina, criando pequenas voltas com a linha para fazer a bainha do tecido. Quando atingir o outro lado, arremate os pontos e corte o excesso. Repita o processo para o resto da cortina.

Passo 6

Use um ferro de passar para retirar os amassados das bordas da cortina, finalizando o trabalho.

Mais recentes

×