Como consertar um sofá de couro rasgado

••• Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Um rasgo no seu sofá de couro diminui seu apelo estético e, imediatamente, atrai atenção negativa sempre que alguém o vê. Antes de começar a surfar na Internet ou ir até lojas de móveis para fazer o orçamento de um substituto, considere consertar o rasgo você mesmo, com um kit de reparos para couro. Estes kits incluem todos os materiais necessários e um composto de mesclagem para fazer com que o remendo se misture à cor natural do couro, deixando a marca quase imperceptível.

Passo 1

Esfregue a área em torno do rasgo com álcool isopropílico, para eliminar sujeira, o pó ou qualquer outra coisa que possa interferir no processo de reparo.

Passo 2

Aplique condicionador de couro à região afetada. Este produto amacia o couro e deixa-o mais fácil de remendar. Espere 24 horas antes de continuar, para dar ao condicionador o tempo adequado para funcionar.

Passo 3

Corte o pedaço de couro incluído no kit num formato circular um pouco maior do que o rasgo. Se o rasgo for grande o suficiente, insira o couro por dentro dele e remende a partir de dentro.

Passo 4

Espalhe o composto de reparo sobre o remendo, onde ele toca o couro do sofá. Pressione firmemente para criar uma boa vedação. Espere de 10 a 15 minutos até secar. Para rasgos excessivamente profundos ou grandes, é possível que você tenha que aplicar múltiplas camadas do composto de reparo. Espere que cada camada seque antes de aplicar mais uma.

Passo 5

Limpe a área com álcool isopropílico para remover o excesso de composto. Não esfregue com muita força ou repetidamente, para não arriscar que seu remendo descasque.

Passo 6

Crie uma cor igual a do couro do seu sofá a partir do composto fornecido com o kit de reparos para couro. Aplique-o em várias camadas finas, ao invés de uma só camada espessa, que vai formar flocos e parecer irregular.

Mais recentes

×