Como consertar um portão de madeira empenado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Portões de madeira são resistentes, duráveis e bonitos; mas depois de anos de uso e por causa do peso, eles podem começar a ceder ou empenar. Embora seja possível substituir o portão por um novo, não deixe de considerar a possibilidade de consertar o velho e dar mais uns bons anos de uso para ele e economizar um bom dinheiro. Use um dispositivo anti-empeno para endireitar o portão sem retirá-lo do lugar. O kit inclui parafusos, um esticador de rosca e um cabo de aço galvanizado que você prende na madeira e aperta até que o portão volte a sua forma original.

Passo 1

Feche o portão. Coloque um pedaço de madeira embaixo da fresta do portão para dar um calço e colocá-lo na posição exata. Essa técnica permite alinhar o trinco a sua trava, de modo que o portão abra e feche adequadamente sem arrastar no chão.

Passo 2

Fure buracos ligeiramente menores que as hastes do gancho nas travessas do portão. Em seguida, faça um buraco logo abaixo da dobradiça superior e outro na diagonal no canto oposto ao primeiro.

Passo 3

Enrosque um parafuso de gancho nos buracos que você fez.

Passo 4

Prenda uma ponta do cabo no gancho do parafuso do esticador, puxe a outra ponta e passe pela braçadeira. Deixe sobrar uma ponta de cabo de mais ou menos 5 ou 7 cm na braçadeira.

Passo 5

Use a chave de fenda para apertar a braçadeira e abra o esticador de rosca totalmente torcendo os parafusos.

Passo 6

Engate o gancho do parafuso do esticador no outro lado do portão. Prenda a extremidade livre do cabo no gancho do lado do trinco e passe a outra ponta do cabo pela braçadeira, formando um laço.

Passo 7

Segure a ponta livre do cabo e puxe-a para poder apertá-lo o máximo possível, de modo que a braçadeira vá fechando o buraco do parafuso. Use uma chave de fenda para apertar a braçadeira.

Passo 8

Aperte o esticador de rosca com uma chave inglesa para aumentar a tensão no cabo para acabar com a bambeza do portão. Continue apertando o esticador em sentido horário para que a envergadura do portão vá diminuindo até ficar ereto novamente e o trinco esteja alinhado a sua posição apropriada.

Passo 9

Corte o excesso de cabo das pontas com o alicate. Retire o calço de madeira que está em baixo do portão.

Mais recentes

×