Como consertar portas de congelador que não fecham

••• Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images

Com frequência, produtos alimentícios muito grandes impedem que a porta do congelador feche adequadamente. Antes de tentar algum conserto, reorganize os itens ou até mesmo remova-os para ver se são a causa do problema. A porta do congelador também não fechará se houver uma câmara ou junta de vedação quebrada. A câmara está conectada à dobradiça da porta do congelador e ajuda a mantê-la fechada, e a junta de vedação é um pedaço de borracha que veda o fechamento da porta. Se qualquer uma delas estiver funcionando mal, deverá ser substituída.

Câmara da porta

Passo 1

Remova todos os produtos do congelador e da geladeira. Coloque-os em um refrigerador para mantê-los gelados. Desligue o aparelho.

Passo 2

Tire o rodapé na parte inferior da geladeira com sua mão para acessar o tubo de distribuição de água. Utilize uma chave de rosca para pressionar o engate, e então retire o tubo.

Passo 3

Remova o parafuso da tampa da dobradiça na parte superior e inferior da porta do congelador com uma chave Philips. Deslize a tampa para obter acesso aos chicotes de fios embaixo - nem todas as portas de congelador possuem chicotes de fios. Desconecte-os com a mão, se possível.

Passo 4

Remova os pinos que prendem a dobradiça superior ao gabinete com uma chave canhão. Levante a porta destacando-a da dobradiça, e coloque-a de lado.

Passo 5

Retire o parafuso de montagem da câmara antiga com uma chave Philips.

Passo 6

Retire a câmara antiga da porta e coloque a nova câmara. Parafuse-a no lugar da outra.

Passo 7

Alinhe a porta e insira o tubo de distribuição de água através do buraco no pino da dobradiça inferior. Siga os passos acima em ordem reversa para recolocar a porta.

Junta de vedação

Passo 1

Abra a porta do congelador. Puxe a borda da junta de vedação do congelador com a mão. Esta junta é a borracha em volta do perímetro da porta.

Passo 2

Desparafuse as porcas que fixam a junta de vedação à porta do congelador com uma chave canhão. Remova apenas as porcas suficientes para retirar a junta - não remova todas.

Passo 3

Limpe a área da porta onde a junta de vedação estava com um pano úmido.

Passo 4

Pressione a nova junta de vedação na porta do congelador com uma espátula. Comece a inseri-la por baixo da bandeja.

Passo 5

Substitua as porcas com a chave canhão enquanto insere a junta de vedação. Teste a porta.

Mais recentes

×