Como consertar um prato de bateria rachado
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
Os pratos de uma bateria dão um toque a mais à música. Com eles, é possível produzir sons dos mais variados, desde uma vibração suave até o ataque mais intenso. Eles são projetados para aguentar impactos prolongados, pois são alvos de batidas a toda hora. No entanto, a falta de técnica ou o armazenamento inadequado podem causar rachaduras, que alteram o som de maneira irreversível. Há algumas instruções que podem prevenir maiores danos e preservar o prato, que poderá continuar fazendo parte do conjunto.
Perfurando
Step 1
Use uma furadeira com uma broca de 3 mm. É importante que os dois furos tenham o menor tamanho possível para não afetarem o som do instrumento.
Step 2
Coloque o prato em uma bancada, com a parte aberta virada para baixo. Para que ele não escape durante a perfuração, prenda-o em uma morsa.
Step 3
Use a furadeira para perfurar em um ponto que fique o mais próximo possível do fim da rachadura. Tocar com o prato rachado aumentará os danos. O furo diminuirá o atrito entre os dois lados da rachadura e, assim, não deixará que a fenda aumente. A maior parte delas parte da beirada do prato e vai em direção ao centro. No entanto, em alguns casos, a rachadura começa e termina no meio do prato, sendo assim necessário fazer dois furos nele, um em cada ponta da fenda.
Soldando
Step 1
Ligue o ferro de solda e deixe-o esquentar.
Step 2
Faça o polimento da área ao redor da rachadura, dos dois lados do prato, para retirar o pó e facilitar a solda.
Step 3
Vire o prato do outro lado e prenda-o novamente com a morsa.
Step 4
Coloque um pouco de material de solda no bico do ferro. Coloque então o bico a 5 mm de distância do começo da rachadura e mova-o em direção a ela. Solde onde for necessário e continue até que toda a rachadura esteja soldada.
Step 5
Tire o prato da prensa, vire-o, prenda-o novamente e solde do outro lado. Essa é uma solução temporária, mas preserva melhor o som original do que o método dos furos. Pode-se consertar dessa forma quando for necessário um conserto urgente e de última hora para um show importante.
Referências
Recursos
Dica
- Aprimore sua técnica com a baqueta se você perceber que está rachando pratos demais. É muito mais importante bater com técnica do que com força.
Sobre o Autor
Simon Foden has been a freelance writer and editor since 1999. He began his writing career after graduating with a Bachelors of Arts degree in music from Salford University. He has contributed to and written for various magazines including "K9 Magazine" and "Pet Friendly Magazine." He has also written for Dogmagazine.net.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images