Como testar um sensor de efeito Hall com um multímetro
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Os sensores de efeito Hall são componentes de circuitos feitos de semicondutores. Eles produzem voltagens proporcionais ao campo magnético próximo a eles e são usados como detectores e interruptores. São encontrados em eixos de comando e ignições de carros. Os sensores Hall possuem três cabos: o de energia, de terra e o de saída. A saída está apenas na variação dos milivolts. Para verificar a saída de um sensor de efeito Hall com um multímetro, também conhecido como um voltímetro digital de ohm, conecte as sondas do instrumento entre o cabo terra e de saída do sensor. Passe um ímã ao redor dele para testá-lo. Use um objeto de metal para ajudar a testar o sensor se ele estiver dentro de um carro.
Teste de chip de circuito integrado
Step 1
Identifique os cabos de energia, terra e saída do sensor. Conecte o cabo de energia ao lado positivo de uma pilha 9V, e o cabo terra ao lado negativo. Use garras de jacaré, se necessário.
Step 2
Fixe o lado esquerdo de um resistor 10K ao cabo de saída do sensor, e o lado direito ao lado positivo da pilha. Conecte a sonda preta do multímetro ao lado esquerdo do resistor, e a sonda vermelha ao outro lado.
Step 3
Coloque o multímetro em uma configuração DC. O mostrador irá apresentar uma voltagem constante. Mova um ímã para frente e para trás próximo à área de monitoramento, que pode ser bem pequena. O medidor irá apresentar oscilações em uma escala de milivolts.
Teste para sensor automotivo
Step 1
Conecte o lado positivo de uma pilha 12V ao cabo de energia do sensor. Conecte o lado negativo da pilha ao cabo terra do sensor.
Step 2
Coloque o multímetro em uma configuração DC. Conecte a sonda preta dele ao cabo terra do sensor, e a sonda vermelha ao cabo de energia.
Step 3
Insira uma faca ou uma bitola de aço entre o ímã e o sensor. Quando o metal toca o ímã de um sensor não danificado, o multímetro irá mostrar uma alteração de cerca de 0,5 volts da pilha. Quando o metal é removido, o multímetro irá mostrar uma alteração menor que 0,5 volts.
Referências
- “Automotive Technology: A Systems Approach” (Tecnologia automotiva: Uma abordagem de sistemas); Jack Erjavec; 2004 [em inglês]
- “Electronic Sensor Circuits & Projects” (Circuitos e projetos de sensores eletrônicos); Forrest M. Mims III; 2000 [em inglês]
- “Hall-Effect Sensors, Second Edition: Theory and Application” (Sensores de feito Hall, Segunda edição: Teoria e aplicação"; Edward Ramsden; 2006 [em inglês]
- “Today’s Technician: Automotive Engine Performance Shop Manual” (Técnicos da atualidade: Manual de compra de motores automotivos por desempenho); Douglas Vidler; 2004 [em inglês]
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Sobre o Autor
Kim Lewis is a professional programmer and web developer. She has been a technical writer for more than 10 years and has written articles for businesses and the federal government. Lewis holds a Bachelor of Science, and occasionally teaches classes on how to program for the Internet.
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