Como consertar a quina de uma mesa de madeira

••• Knowlesie/Photodisc/Getty Images

As mesas, sejam quadradas ou retangulares, aguentam danos em suas quinas por um longo tempo. No entanto, é comum que mesas velhas tenham uma quina corroída e arredondada. O uso constante e a realocação frequente do móvel podem gastar ou quebrar essas áreas. Repare-as lixando e retocando o acabamento com tinta ou verniz; em seguida, reconstrua as quinas quebradas com massa de madeira aplicada sobre uma armação de cavilhas. Os materiais necessários para se consertar a quina de uma mesa estão disponíveis em lojas de materiais de construção e utilidades para o lar.

Reparos pequenos

Passo 1

Lixe a quina quebrada ou corroída com uma lixa de papel fina seguindo os contornos da mesa.

Passo 2

Limpe os resíduos com uma esponja úmida.

Passo 3

Aplique verniz com um pano, ou tinta com um pincel. Fique atento às cores da mesa e da quina lixada. Deixe o verniz ou a tinta secarem. Esse reparo é mais funcional que decorativo.

Reconstruindo uma quina quebrada

Passo 1

Faça dois furos diagonais no lado quebrado com uma broca de 1/4 polegadas. Os buracos devem estar apontados um para o outro, de forma que as cavilhas, enfiadas neles, formem um V.

Passo 2

Torça uma cavilha de madeira dentro de cada buraco -- elas não precisam encaixar perfeitamente. Se ficarem muito apertadas, lixe um pouco a borda dos orifícios para as cavilhas encaixarem melhor. Essas duas cavilhas vão formar um suporte para a reconstrução da quina.

Passo 3

Misture 3 colheres de sopa de massa de madeira em pó com 1 colher de chá de água em um recipiente descartável -- um pote de margarina vai servir. Continue adicionando colheres de chá de água à mistura de acordo com o manual do fabricante. A massa deve ficar com a consistência de massa de pão.

Passo 4

Com uma betumadeira, pegue uma pequena quantidade de massa. Use a faca e os dedos para apertar a massa contra a borda da quina quebrada, na estrutura de cavilhas.

Passo 5

Molde a massa de madeira para que fique mais ou menos 6 mm mais larga do que deveria, pois as beiradas dela devem se projetar à frente das laterais da mesa para permitir o encolhimento. Deixe a massa secar por 15 minutos.

Passo 6

Corte o excesso com a betumadeira e forme beiradas lisas. Deixe a massa secando de um dia para o outro.

Passo 7

Lixe a quina consertada uma lixa fina. Use uma esponja úmida para remover resíduos.

Passo 8

Pinte ou passe verniz na nova quina. De acordo com a revista "Fine Woodworking", no artigo "Using Wood Putty", as massas à base de água aceitam bem os vernizes, secam rápido e são econômicas, pois você mistura apenas o que precisa.

Mais recentes

×