×
Loading ...

Como consertar um rabicho de pia que está vazando

Assim que você perceber que tem um vazamento d'água, use bem os olhos para se defender -- fique atento, pegue uma lanterna e olhe embaixo da pia para investigar exatamente o que está acontecendo. É necessário determinar de onde está vindo o vazamento. Está vindo da junção do rabicho com a torneira? Ou está vazando diretamente do cano d'água? Cada tipo de vazamento tem sua própria solução.

Instruções

Investigue bem para descobrir onde está o vazamento (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    Apertando uma junta que está vazando

  1. Deite de costas no chão embaixo da pia e posicione a chave de cano ao redor do conector que junta o rabicho com a parte de baixo da pia.

    Loading...
  2. Feche bem a chave ao redor da junção e gire no sentido horário. Não aperte muito rapidamente ou tudo de uma vez. Faça pequenos ajustes aos poucos. Seque a junção e observe se o vazamento parou.

  3. Repita o "Passo 2" par ver se a água parou de vazar.

    Adicionando fita telfon

  1. Encontre o registro d'água do cano que está vazando e desligue a água. Se for o rabicho de água fria, abra a torneira de água fria para confirmar que foi desligada corretamente.

  2. Use uma chave de cano ajustável para soltar a junção entre o rabicho e a torneira.

  3. Enrole fita teflon -- uma fita branca fina usada para evitar que a água vaze -- na conexão do cano, depois duas ou três vezes ao redor do cano no sentido horário.

  4. Prenda o rabicho na pia novamente. Aperte bem a junção até que esteja bem segura, depois aperte um pouco mais. Isso garantirá que a fita teflon fique bem presa entre os canos, o que prevenirá que a água vaze novamente.

  5. Abra o registro d'água novamente. Verifique se o vazamento parou.

    Trocando um cano de PVC que está vazando

  1. Desligue o registro d'água da pia.

  2. Serre um sessão do cano de PVC.

  3. Serre uma nova sessão de cano de PVC e cole acopladores com cimento de PVC nas duas pontas antes de colar tudo de volta no cano original. Um acoplador é uma pequena junção de PVC que permite que duas sessões de cano de PVC fiquem permanentemente presas uma na outra.

  4. Espere meia hora para que as conexões com cimento sequem bem antes de ligar novamente o registro. Verifique se ainda está vazando.

    Consertando um vazamento no cano

  1. Encontre o vazamento no cano e coloque um palito de dente no furo. Espere que o palito inche com a água, o que parará o vazamento. Quebre e retire o excesso do palito.

  2. Misture um pouco de epóxi e aplique ao redor e por cima do palito.

  3. Enrole com gazes ao redor da área com epóxi. Aplique mais epóxi por cima da gaze e deixe secar bem.

Loading...

Dicas

  • Caso não haja um registro para a torneira em questão, encontre o registro geral da casa e desligue a água antes de começar os reparos. O registro geral é o local onde a água entra para a casa.

Aviso

  • A cola para PVC é tóxica. Certifique-se de trabalhar sempre em uma área bem ventilada.
  • Após limpar o cano de PVC com solvente e aplicar o cimento, uma reação química acontece entre o cimento e o cano. Você tem poucos segundos para conectar os dois canos através do acoplador. É importante se organizar para trabalhar rapidamente.

O que você precisa

  • Lanterna
  • Chave de cano ajustável
  • Pano seco
  • Fita de teflon
  • Cano de PVC (do mesmo tamanho do cano existente)
  • Acopladores
  • Solvente para PVC
  • Cimento para PVC
  • Palito de dente
  • Epóxi com dois componentes
  • Gaze

Referências

Loading ...
Loading ...