Como consertar rachadura no fundo de um aquário

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Aquários são feitos de painéis de vidro, que, como todos sabemos, danifica-se relativamente fácil. Se o fundo do seu aquário rachar e começar a vazar, não há necessidade de jogá-lo fora. Os reparos necessários para consertar o tanque são relativamente simples e podem ser feitos sem ajuda profissional. A parte mais difícil, na verdade, pode ser a de encontrar um abrigo temporário para os peixes, enquanto o tanque estiver sendo consertado.

Como consertar rachadura no fundo de um aquário

Passo 1

Transfira os peixes para outro recipiente. Encha o recipiente com a água do aquário e trate-a adequadamente, para remover substâncias químicas nocivas. A temperatura da água no novo recipiente deve ser a mesma que no tanque rachado.

Passo 2

Retire a água, o cascalho e outros objetos do aquário rachado e seque-o completamente com toalhas de papel ou toalhas de pano.

Passo 3

Com uma esponja umedecida, esfregue o vidro rachado cuidadosamente e limpe a rachadura com uma toalha de papel embebida em álcool ou vinagre, para higienizar o vidro e a rachadura nos dois lados e para o selante aderir-se adequadamente.

Passo 4

Remova o silicone antigo, se necessário, com o aparelho de barbear de lâmina única e limpe a área com álcool ou vinagre.

Passo 5

Sobre a rachadura, passe uma camada de silicone e, com um dedo umedecido, esfregue-o levemente sobre o silicone, para pressioná-lo e ter certeza de aderi-lo bem em ambos os lados da rachadura. O silicone não grudará no dedo, se ele estiver molhado. Certifique-se de que o silicone é seguro para aquários, pois muitas marcas projetadas para banheiros contêm um supressor de mofo mortal para os peixes.

Passo 6

Limpe o lado inferior do vidro ao longo da rachadura com álcool ou vinagre e aplique uma camada de silicone sobre ela. Esfregue o dedo molhado ao longo do silicone, para alisá-lo e garantir a aderência nos dois lados da rachadura.

Passo 7

Deixe o silicone secar por ao menos quarenta e oito horas (ou durante o tempo indicado pelo fabricante), antes de adicionar a água e os peixes.

Mais recentes

×