Como limpar vidro antigo

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images
Garrafas de vidro antigo e objetos parecidos podem ser bonitos bem como valiosos. Mas com o passar do tempo, eles acumulam sujeira e depósitos minerais, tirando todo o brilho e diminuindo tanto a estética como o valor monetário. Entretanto, manter um vidro antigo limpo e cuidado não é uma tarefa difícil. Leia mais para saber como limpar vidros antigos.
Step 1
Mergulhe o vidro no limpador de prótese dentária durante a noite.
Step 2
Para um vidro liso, retire-o do limpador de prótese dentária e esfregue-o com o creme para polimento do fogão.
Step 3
Se o vidro ainda não estiver limpo, pulverize-o com o removedor de resíduo de sabão para banheiro e esfregue-o bem.
Step 4
Para outros tipos de vidro, onde arranhões não são um grande problema, use sabão em pó para esfregar o vidro. Use um pano macio ou bolas de algodão para minimizar o atrito.
Step 5
Comece esfregando em um espaço pequeno e imperceptível na parte de baixo do vidro para testar a reação da solução de limpeza. Se a tinta começar a descascar, pare de esfregar imediatamente e encontre um solução de limpeza mais fraca.
Step 6
Seque o seu vidro completamente para evitar cristalização. Se é uma garrafa ou um objeto parecido, vire o para baixo em um escorredor de pratos para permitir que a umidade de dentro saia.
- Creme para polir fogão é não abrasivo e não irá riscar ou danificar o seu vidro.
- Lembre-se de diluir as soluções de limpeza em água. Soluções puras são muito fortes e podem danificar o seu vidro. Você deve ter, aproximadamente, somente 1 porcento de solução e 99 porcento de água.
- Se há algo pintado no vidro, seja muito cuidadoso para não arranhar a tinta enquanto estiver limpando o mesmo. Técnicas de limpeza impróprias podem danificar ainda mais o vidro.
- Detergente em pó é abrasivo e pode arranhar e danificar produtos de vidro mais sensíveis.
- Se a umidade acumular no vidro, ela pode retirar elementos do vidro para formar uma solução alcalina. Com o passar do tempo, essa solução alcalina irá degradar o vidro e causará uma série de pequenas rachaduras. Esse fenômeno normalmente indica um defeito na fabricação, fique atento.
- Se você secar o seu vidro com uma toalha de louças, fique atento às fibras da toalha que podem danificar o vidro, manchando e tirando todo o brilho do mesmo.
- Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images