Como consertar um relógio cuco fabricado na Alemanha

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

Relógios cuco alemães são populares da famosa Floresta Negra. Ainda fabricados de acordo com as tradições centenárias, eles são movidos por um sistema de pesos. Conforme os pesos descem, eles movem rodas dentro do relógio. Essas rodas, por sua vez, movem outras engrenagens que controlam os ponteiros do relógio e também o cuco. A hora é regulada pelo movimento de um pêndulo. Conforme o pêndulo balança de um lado para outro, move a roda que controla a velocidade das outras engrenagens. Muitas vezes, consertar um relógio cuco feito na Alemanha pode ser tão simples quanto ajustar o pêndulo.

Passo 1

Observe o balanço do pêndulo e ouça o som. O movimento do pêndulo deve ser uniforme e regular e, seu som, um tique-taque constante.

Passo 2

Mova o prumo do pêndulo para baixo, se o relógio cuco rodar muito rápido. Ele está localizado na parte inferior do pêndulo. Nos cucos, eles geralmente têm forma de folha.

Passo 3

Veja a hora no relógio cuco alemão novamente após ter rodado por algum tempo. Caso ainda esteja visivelmente rápido, coloque o prumo do pêndulo para baixo mais uma vez. Continue movendo-o até que o relógio pareça se manter com a hora exata.

Passo 4

Mova o prumo do pêndulo para cima, se o relógio cuco estiver muito lento. Isso tem o efeito de “encurtar” o pêndulo e fazê-lo funcionar mais rapidamente.

Passo 5

Veja a hora do relógio cuco alemão novamente após algum tempo. Caso ainda esteja muito lento, encurte o prumo do pêndulo novamente, movendo o prumo do pêndulo para cima, novamente.

Mais recentes

×