Como consertar uma saia que está muito larga

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Ao vestir uma saia, é importante que se ajuste bem. Uma saia larga fica bojuda e não cai legal. É simples consertar a sua para que fique mais justa. Ao ajustar o tamanho da saia e deixá-la com melhor modelagem, ficará bem presa em seus quadris e você terá uma aparência mais agradável. Em pouco tempo, você pode fazer uma costura reversível para consertar uma saia que está muito folgada.

Passo 1

Dobre a saia e junte as costuras laterais para encontrar o meio na parte de trás da saia. Coloque um alfinete de segurança no local e feche-o.

Passo 2

Vire a saia do avesso e vista. Gire na sua cintura para que o lado de trás fique para frente. Verifique se a saia fica confortável no seu quadril. Alinhe o alfinete com o seu umbigo para confirmar que a saia está centralizada no seu corpo.

Passo 3

Segure o cós e puxe o tecido sobressalente até que a saia fique justa. Prenda o cós na altura da cintura, ajustando o quanto desejado. Ajuste o cós e o material excedente de tal forma que o alfinete de segurança fique no meio dessa sobra. Dessa forma, o ajuste da saia ficará no centro da peça.

Passo 4

Segure firme a saia e sente-se. Verifique se pode se sentar confortavelmente. Fique em pé e coloque outro alfinete no cós da saia, mantendo o material no lugar ao redor da sua cintura. Retire o primeiro alfinete. Tire a saia.

Passo 5

Faça um ponto de máquina no cós ao lado do alfinete. O ponto deve medir aproximadamente 3,5 cm. Retire o alfinete de gancho ao costurar. O ponto mantém o ajuste no lugar.

Passo 6

Puxe o tecido excedente junto ao cós. O centro dele deve ficar alinhado diretamente ao ponto no centro. Assim, forma-se uma prega no lado de trás da saia, ajustando não apenas a cintura, mas diminuindo também o excesso da saia.

Passo 7

Costure ao longo de cada lado da prega, fazendo dois pontos com cerca de 3,5 cm. Costure o começo da prega para baixo, no sentido do cós da saia.

Mais recentes

×