Como consertar vazamentos em lagos

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Consertar vazamentos em lagos é uma tarefa complicada. Encontrar o vazamento pode se mostrar um trabalho mais ardiloso do que o esperado e, por isso, muitos proprietários de lagos gastam meses tentando localizar um vazamento no revestimento ou no molde pré-fabricado de um lago. Contudo, seguindo alguns passos simples, é possível aumentar significativamente as suas chances de encontrar o vazamento e remendar o lago.

Passo 1

Retire todos os peixes do lago. As plantas aquáticas podem permanecer durante os primeiros passos, mas qualquer peixe dentro do lago sofrerá um estresse excessivo assim que você começar a tentar localizar o vazamento. Coloque os peixes em outro lago, ou em um aquário com aerador, ao ar livre e em local com temperatura similar a do lago de onde eles vieram.

Passo 2

Determine o ritmo do vazamento. Você deve ter uma ideia de quantos centímetros o nível de água diminui por dia ou por semana. Caso necessário, utilize uma corda com nós a cada centímetro, amarrada a uma pedra e pendurada sobre a lateral do lago.

Passo 3

Bombeie 10% da água para fora do lago. Assim que identificar o ritmo do vazamento do lago, bombeie cerca de um décimo do volume total de água para fora. Tudo bem estimar essa quantidade. Você está tentando encontrar o furo no revestimento ou no molde, para estreitar a localização dele. Após bombear para fora dez por cento do volume total do lago, espere alguns dias e verifique o ritmo do vazamento.

Passo 4

Veja se o ritmo de perda de água diminuiu substancialmente. Uma pequena diminuição pode ser causada pela redução na pressão sobre o furo, mas se o ritmo diminuir consideravelmente ou cessar, isso pode significar que o furo está agora acima do nível da água. Se esse for o caso, você estreitou a localização do furo para alguns centímetros em torno da circunferência do lago.

Passo 5

Vá trabalhando até atingir o fundo do lago, só pare quando encontrar o ponto em que não haja mais vazamento. Se o vazamento não diminuir ou cessar até o final, é porque o vazamento está no fundo. Bombeie para fora o restante da água, limpe os detritos e comece a procurar pelo furo.

Passo 6

Remende o vazamento com material adequado para o revestimento ou o molde do seu lago. Os moldes pré-fabricados costumam ser feitos de ABS ou PVC, e podem ser remendados com cola PVC ou cimento. Os revestimentos de vinil são mais trabalhosos e pode ser preciso comprar um kit de conserto em uma loja especializada em lagos e aquários. Deixe o remendo assentar antes de repor a água.

Passo 7

Reabasteça o lago da mesma maneira como o esvaziou: 10% do volume de cada vez. Se parecer que o nível da água está diminuindo novamente, pode ser que o conserto esteja vazando ou que haja um segundo vazamento. Drene o lago e repita os passos anteriores para encontrar e remendar o vazamento.

Mais recentes

×