Como encontrar o valor da vazão baseado no diâmetro e na pressão da tubulação
pipe fitting image by Joann Cooper from Fotolia.com
Dado o diâmetro de um tubo e a pressão da água que flui através dele, é possível calcular a vazão do mesmo. Isso pode ser útil para projetos de canalização, para saber as características da água, para medir o tempo de enchimento de piscinas ou outros usos. O valor alcançado por esse cálculo é apenas uma estimativa, um número exato dependerá do "coeficiente de arrasto" do tubo envolvido.
Step 1
Calcule a área da secção transversal do cano. Para encontrar essa área, divida o diâmetro do tubo por 2 e eleve o resultado ao quadrado. Além disso, multiplique-o pela constante "π" (pi). Anote o resultado.
Step 2
Calcule a velocidade em que o fluido percorre o tubo. Divida o valor de pressão dado (em libras por polegada quadrada) por 0,002378. Multiplique esse número por dois. Use a calculadora para encontrar a raiz quadrada desse número e grave-o. Esse número é a velocidade em que o líquido flui através do cano, em metros por segundo.
Step 3
Multiplique a área - do Passo 1 - de secção transversal do tubo pela velocidade - do Passo 2 - em que o líquido flui e grave a resposta. Esse número corresponde ao volume que percorre o encanamento, em m³/s.
Referências
Dica
- 1 libra por polegada quadrada é igual a 6,896 quilopascal. Pascal é a unidade adotada pelo Sistema Internacional.
Sobre o Autor
Christian Petersen has been writing professionally since 2010, publishing for several online media outlets. He has been an amateur writer for many years writing short fiction and entertainment reviews. Petersen attended Grand Valley State University and has over 20 years of experience in the restaurant and consulting industries, serving as an executive chef and concept consultant.
Créditos Fotográficos
pipe fitting image by Joann Cooper from Fotolia.com