Como encontrar o valor da vazão baseado no diâmetro e na pressão da tubulação

A vazão é uma parte importante da informação enquanto se planeja sistemas de encanamento.

pipe fitting image by Joann Cooper from Fotolia.com

Dado o diâmetro de um tubo e a pressão da água que flui através dele, é possível calcular a vazão do mesmo. Isso pode ser útil para projetos de canalização, para saber as características da água, para medir o tempo de enchimento de piscinas ou outros usos. O valor alcançado por esse cálculo é apenas uma estimativa, um número exato dependerá do "coeficiente de arrasto" do tubo envolvido.

Step 1

Calcule a área da secção transversal do cano. Para encontrar essa área, divida o diâmetro do tubo por 2 e eleve o resultado ao quadrado. Além disso, multiplique-o pela constante "π" (pi). Anote o resultado.

Step 2

Calcule a velocidade em que o fluido percorre o tubo. Divida o valor de pressão dado (em libras por polegada quadrada) por 0,002378. Multiplique esse número por dois. Use a calculadora para encontrar a raiz quadrada desse número e grave-o. Esse número é a velocidade em que o líquido flui através do cano, em metros por segundo.

Step 3

Multiplique a área - do Passo 1 - de secção transversal do tubo pela velocidade - do Passo 2 - em que o líquido flui e grave a resposta. Esse número corresponde ao volume que percorre o encanamento, em m³/s.

eHow Brasil
×