Como consertar o zíper de uma mala

••• luggage in hotel room image by Albert Lozano from Fotolia.com

Viagens frequentes podem expor suas malas a ainda mais riscos de se desgastarem. Embora a maioria das fabricantes ofereça boas ofertas de garantia e serviços de assistência técnica, uma mala danificada durante uma viagem pode ser muito estressante, principalmente se você não souber como resolver o problema. Um dos danos mais comuns é um zíper quebrado. Saber como fazer esse tipo de conserto poderá lhe poupar muito dinheiro e dor de cabeça.

Verificando se há danos

Passo 1

Inspecione a porção danificada do zíper para ver se há algum pedaço de linha impedindo o funcionamento dele. Se sim, use tesoura e pinça para se livrar dele.

Passo 2

Lubrifique os dentes do zíper com óleo ou cera para ajudar a movê-lo caso ele esteja tão seriamente preso que não abra nem feche completamente. Verifique cuidadosamente para ver se o zíper não está emperrado por conta do material da própria mala ou de alguma roupa colocada dentro dela. Dependendo de quão seriamente o tecido tenha ficado preso no zíper, você poderá ter que arriscar danificar o material abrindo o zíper forçadamente. Isso também poderá estragar o zíper, e você deverá consertá-lo ou substituí-lo.

Passo 3

Avalie o tipo de dano para ver se vale a pena consertar o zíper, realinhá-lo ou substituí-lo.

Consertando danos pequenos

Passo 1

Conserte uma falha no zíper de uma mala removendo o batente de metal ao fim dele. Para isso, use um alicate. Essa pecinha tem um pouco de brilho, fica na parte inferior do zíper e se destina a impedir que o puxador saia sempre que você o abrir.

Passo 2

Com cuidado, abra e feche o zíper até ultrapassar o último dente.

Passo 3

Realinhe o zíper fechando-o com cuidado. Se ele não estiver danificado, deverá se fechar tranquilamente.

Passo 4

Costure a parte inferior do zíper, onde o batente de metal estava localizado. Comece a costurar do avesso e, após 15 ou 17,5 cm, corte a linha e dê um nó. Esses pontos serão agora o novo batente.

Substituindo o zíper

Passo 1

Se o zíper estiver muito danificado, substitua-o por completo. Remova o puxador do zíper antigo usando um alicate. Em seguida, retire-o sem rasgar o tecido no qual está afixado.

Passo 2

Ponha o novo zíper na área onde removeu o velho e use alfinetes para mantê-lo no lugar.

Passo 3

Do lado avesso, comece a costurar o zíper novo na mala.

Mais recentes

×