Como construir um biombo shoji

•••

Os biombos shoji são um tipo de divisórias de cômodos feitos de papel arroz e bambu. Eles são utilizados como paredes e portas em casas japonesas tradicionais, possuem linhas elegantes e simples e o papel arroz translúcido, permitindo que a luz passe através dele ao mesmo tempo em que oferece um pouco de privacidade. Os biombos shoji são uma ótima maneira de dividir um cômodo e são fáceis de ajustar para se experimentar ideias de design diferentes.

Passo 1

Faça uma moldura de madeira. Pregue quatro peças de madeira retangulares para criar uma moldura com cerca de 2,15 m de altura e 1,50 m de largura.

Passo 2

Adicione algumas peças verticais. Pregue pedaços de madeira menores e mais finos à moldura a cada 10 cm. Prenda-os às partes de cima e de baixo da moldura.

Passo 3

Adicione tiras horizontais finas à moldura. Pregue tiras finas de bambu ou outra madeira ao verso das peças verticais, a cada cerca de 12,5 cm. Quando terminar, deverá ter uma treliça com formato de grade.

Passo 4

Faça mais cinco biombos como nos passos um a três. Certifique-se de fazê-los todos no mesmo tamanho. Quando terminar, pinte-os.

Passo 5

Fixe dois biombos com os versos virados uns para os outros e com o papel arroz inserido entre eles. Utilize cola para ligá-los. Repita até obter três painéis de biombos.

Passo 6

Estique o papel arroz. Depois que a cola tiver secado, borrife cada biombo levemente com água. Utilize um secador de cabelos para soprar o ar quente sobre eles até que estiquem.

Passo 7

Fixe os biombos. Aparafuse dobradiças entre cada par, utilizando três dobradiças para cada conexão.

Mais recentes

×