Como fazer uma pérgola de arame

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As pérgolas de arame são fáceis de fazer e têm o enquadramento arejado ideal para o fornecimento de suporte para trepadeiras leves. A quantidade de peso que a pérgola de arame pode suportar varia, dependendo de detalhes como a bitola do fio, a altura das estruturas de sustentação e das plantas selecionadas. As trepadeiras de vegetais ou fruteiras pesadas, como uvas ou rosas, precisam de uma bitola de fio mais pesada com colunas de metal ou de madeira. As trepadeiras que não são fruteiras ou floridas, como a hera, jasmim ou alamanda podem crescer em um fio mais leve.

Passo 1

Marque quatro pontos em uma linha reta para fazer uma fileira de colunas de sustentação. Cada ponto não pode estar a mais de 1 m do outro. Meça 1 m ou 1,20 m de distância da primeira linha para a segunda linha paralela. Marque mais quatro pontos para colocar as colunas, todos paralelos aos primeiros.

Passo 2

Insira um pedaço de vergalhões em cada ponto marcado. Finque o vergalhão a uma profundidade de pelo menos 30 cm.

Passo 3

Coloque uma escada entre as duas fileiras de vergalhões. Puxe um pedaço de vergalhão de cada lado e junte-os para formar um ponto que cruze nas extremidades. Prenda com o laço de arame grosso, enrolando em forma de oito, em volta de cada vergalhão. Para fazer um arco sem pontas sobrando, sobreponha as extremidades dos vergalhões e prenda-as com arame.

Passo 4

Corte a tela para galinheiro ou outro tipo de tela leve para cerca na altura e na largura de cada seção de vergalhão. Deite a tela contra a armação de vergalhões, alinhando as bordas. Amarre com arames.

Mais recentes

×